quinta-feira, 18 de julho de 2013

Últimas notícias antes do início do FIG 2013

Algumas notícias divulgadas recentemente pela prefeitura e organização do Festival de Inverno de Garanhuns de ontem para hoje certamente interessam aos turistas e até aos moradores de Garanhuns, valendo a pena ser citadas nesta postagem.
A primeira delas diz respeito à cobrança de estacionamento nas áreas do Centro, que estarão suspensas durante os dias do Festival. A partir do final do FIG, a cobrança voltará a ser feita nas áreas cobertas pela zona azul. Assim, os motoristas poderão estacionar gratuitamente durante o Festival nas áreas cobertas pela chamada zona azul. Agora, é sempre bom lembrar que esse "gratuito" diz respeito à cobrança feita pela prefeitura, mas nada garante que você esteja livre de pagar aos muitos flanelinhas que você encontrará cobrando preços variados pelo estacionamento em área pública, calçada ou afim durante os dias do Festival.
A segunda notícia diz respeito a uma parceria feita entre a AMTT (Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito de Garanhuns), a empresa  de ônibus São Cristovão e o clube Sete de Setembro, que proporcionou a liberação do espaço externo ao estádio Gigante do Agreste para estacionamento de veículos. Com isso, os motoristas que prefiram não perder tanto tempo procurando um local para estacionar nas ruas próximas à Esplanada Guadalajara poderão deixar seus veículos no estacionamento citado e poderão seguir de ônibus até a praça. A São Cristovão disponibilizará ônibus saindo do Gigante do Agreste desde as 17h até as 5h da manhã, com intervalo médio de 20 minutos entre os ônibus, podendo ser reduzido de acordo com a demanda. O estacionamento terá capacidade para 600 carros e 200 motos e terá disponíveis iluminação, segurança e banheiros químicos. É bom lembrar a quem não conhece Garanhuns que o estádio Gigante do Agreste está localizado no bairro do Indiano e fica mais perto para quem vem de Recife e Caruaru pela BR-423 ou Maceió, Palmares e Quipapá pela PE-177. Quem vem por Palmeira dos Índios e Bom Conselho pela PE-218 terá que andar bastante para chegar ao estacionamento e deve fazer isso sem sair da rodovia para evitar o trânsito dentro da cidade. Além do mais, esses intervalos de 20 minutos entre um ônibus e outro no percurso entre a Praça Guadalajara e o estacionamento certamente farão com que, nos horários de pico, os ônibus saiam superlotados. Então, é uma opção, mas é preciso analisar se vale a pena o esforço para evitar ir de carro até as proximidades do palco principal do FIG. A São Cristovão não informou se o valor da passagem desses ônibus terá tarifa diferenciada ou não. A AMTT também não informou se o estacionamento será pago ou gratuito. Para isso, será preciso buscar essa informação ao chegar ao estacionamento. Salvo engano, o valor das tarifas de ônibus em Garanhuns foi recentemente reduzido (ou voltou ao valor anterior ao aumento) para R$ 2,00.
A última notícia que citarei tem relação com a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais. O camarote da acessibilidade estará mais uma vez disponível durante todos os dias do FIG. O camarote possui 60 vagas disponíveis que podem ser agendadas por meio dos telefones (87) 3762-7056 (Casa dos Conselhos), (87) 3762-7082 (COMUDE - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), além dos números (87) 8132-4253 e (87) 9978-5505 (ADVAMPE - Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional). Há rampa de acesso ao camarote e um veículo para transportar os usuários do sistema do camarote até a saída da Praça Guadalajara que fica ao lado da lanchonete Azevedo.
As informações foram divulgadas pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Garanhuns.
Bom FIG a todos.
Boa tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário