sexta-feira, 4 de julho de 2014

Programação oficial do 24º Festival de Inverno de Garanhuns - 2ª parte - palcos pop e instrumental

Depois de ter postado aqui a programação do palco Mestre Dominguinhos, hoje é dia de colocar aqui a programação de outros dois polos já conhecidos de quem frequenta o FIG: os palcos pop e instrumental. Como sempre, o palco pop estará localizado no parque Euclides Dourado (o parque dos eucaliptos) no bairro Heliópolis, enquanto que o palco instrumental estará localizado no parque Ruber Van Der Linden (parque Pau-Pombo), no Centro.
As atrações no palco pop são apresentadas sempre no início da noite e os artistas que lá se apresentam geralmente são escolhidos entre aqueles da cena pop local ou são artistas mais conhecidos a nível nacional que podem fazer seus shows de maneira mais intimista, num palco menor e com menor capacidade de público que o palco principal, na Esplanada Mestre Dominguinhos.
Já as atrações do palco instrumental sempre se apresentam entre o final da tarde e o início da noite e, como o próprio nome do palco já faz presumir, neste polo as atrações são mais voltadas para bandas instrumentais, de jazz, blues, mas também há espaço para música lírica e até medieval, como já ocorreu em outras edições do FIG.
Neste ano, a Fundarpe acabou concretizando aquilo que, infelizmente, já era esperado desde anos anteriores. Afinal, as atrações destes palcos têm sido, ao longo dos últimos anos, seriamente afetadas pela organização do FIG, que cabe à fundação citada que pertence ao governo do estado de Pernambuco. No ano passado, estes palcos funcionaram todos os dias do evento, porém com atrações em número reduzido nos dias de menor média de público: de segunda a quarta-feira. Neste ano, a redução foi ainda mais drástica, pois os dois palcos só começam a funcionar a partir do sábado, dia 19 e permanecem funcionando apenas no domingo, 20 e nos dias 25 (quinta) a 27 (sábado). 
Desta vez, portanto, não haverá apresentações nos dois palcos nem na quinta e sexta da primeira semana, nem nos dias de menor média de público da segunda semana (dias 21 a 23). Com isso, o Festival de Inverno vai, aos poucos, perdendo em variedade de atrações e quem perde também são os artistas locais, de Garanhuns e região, que poderiam preencher estes espaços vazios na programação com suas produções musicais, perde o próprio cidadão de Garanhuns, que não tem muitas opções nos dias de menor público e perde o turista que resolveu se programar para alugar casas durante o FIG para passar todos os dias do evento em Garanhuns, já que não haverá muito o que ver em relação às atrações da tarde e do início da noite nestes dias citados. 
Cada vez mais vai se consolidando o pensamento de que o FIG só é pensado verticalmente e, como já ouvi em transmissões de rádio em anos anteriores, parece que a cada ano o Festival de Inverno vai deixando de ser o Festival de Garanhuns para se tornar o Festival de Inverno em Garanhuns. A Fundarpe continua cometendo os mesmos erros de anos anteriores em relação à programação do Festival, com o agravante de ter piorado ainda mais em relação a alguns aspectos da programação, tal como mencionei linhas acima nesta postagem. 
Outro erro da Fundarpe foi colocar novamente o grupo Tribo de Jah se apresentando no palco pop. Quando o grupo se apresentou pela última vez no FIG, também no palco pop, houve mais espectadores em sua apresentação do que nas apresentações do mesmo dia na Esplanada Mestre Dominguinhos. Assim, se a Fundarpe não tivesse se esquecido deste detalhe importante, o grupo maranhense de Reggae poderia ser, neste ano, uma das atrações do polo principal, o que traria maior visibilidade para o grupo neste evento (já que o grupo é bastante conhecido no cenário nacional) e haveria mais espaço para aqueles que assistirão ao show.
Agora, fica a expectativa de que estes palcos não sejam totalmente extintos nas próximas edições do FIG, pois esta seria uma perda inestimável para a estrutura do Festival, já que, nestes palcos, surge a oportunidade de vermos atrações que estão muitas vezes fora do circuito comercial das gravadoras, rádios e grandes portais da internet e que, por essa razão, não teriam espaço no palco principal do evento.

Confira abaixo, primeiro as atrações do palco pop e a seguir as atrações do palco instrumental:

Palco Pop - Parque Euclides Dourado - as apresentações começam às 18h e vão até por volta de meia-noite nos dias em que houver cinco apresentações.

19/07 - sábado
Romero Ferro
Aninha Martins
Tibério Azul
Filipe Catto

20/07 - domingo
No Clear
Fred Caiçara
Bongar
Coletivo Rádio Orquestra

24/07 - quinta-feira
Hercinho
N'Zambi
King Size
Tribo de Jah (mais uma vez no palco pop, apesar de merecer, há anos, um lugar no palco Esplanada Mestre Dominguinhos, devido ao grande número de fãs que comparecem às suas apresentações no FIG)

25/07 - sexta-feira
Tatu Goiaba
Banda Francisco
Trio Eterno
Trummer SSA
O Terno

26/07 - sábado
Jades
Café Preto
Ylana Queiroga
Maria Alcina

Palco Instrumental - Parque Ruber Van Der Linden - as apresentações começam às 18h e terminam por volta das 21h.

19/07 - sábado
Marcos Cabral
Lab Big Band (UFPE)
Naná Vasconcelos e Lui Coimbra

20/07 - domingo
Orlito Blues
Renato Bandeira e Som de Madeira
Guizado

24/07 - quinta-feira
Roberto Lima
Beto do Bandolim
Zé da Velha e Silvério Pontes

25/07 - sexta-feira
Arthur Medeiros
Bráulio Araújo
Ademir Araújo

26/07 - sábado
Lulinha Trumpet
Hugo Lins com participação de Renata Rosa
Escaladrum (Argentina)

Amanhã postarei as atrações do palco forró, do teatro e sobre as demais atrações do FIG 2014.
Boa noite a todos.


Um comentário:

  1. Para excursões saindo de Maceió (Bate e Volta),
    ligar para (82) 9939.1144 / 9621.9540 (Paula Amaral e Gabriela Asensi)

    ResponderExcluir