quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Aprovado no mestrado em Direito - só tenho a agradecer...

Bom, depois de um bom tempo sem postar aqui, está aqui o motivo da ausência: estava me preparando para a apresentação da dissertação, que ocorreu hoje, 7 de outubro de 2009. Depois de 2 anos de mestrado, de muito esforço e dedicação, veio a recompensa: a aprovação pela banca composta pelos professores Paulo Lôbo (presidente da banca), Andreas Krell e Ricardo Tenório. Fiquei muito orgulhoso por ter sido essa a composição da banca, o que me honrou demais em tê-los avaliando o meu trabalho. Tenho que agradecer a eles, como também a todos aqueles que contribuíram para a minha formação intelectual e para que eu chegasse até aqui. E, assim, me sinto na obrigação de lembrar de todos aqueles e aquelas que, desde 1987, no Jardim I da extinta escola Pequeno Guri, em Garanhuns, até hoje, na Universidade Federal de Alagoas, ajudaram à minha formação escolar e acadêmica.
Tenho que agradecer desde a "tia" Carminha, que me iniciou nos estudos lá pelos idos de 87, passando pela professora Elba, que foi fundamental para a minha alfabetização, até as professoras Rejane e Cláudia, no intermediário e 1a série (é, naquele tempo quando chegávamos à primeira série antes dos 7 anos tínhamos que passar pelo intermediario).
Depois disso, uma mudança não muito querida, mas que logo me acostumei, até porque foram nada menos que 10 anos de convivência com todos os que faziam parte do colégio Santa Sofia, também em Garanhuns, que me prepararam desde o primário, passando pelo ensino fundamental até o ensino médio.
As "tias" Helena, Luciana e Sandra, da 2a à 4a série, que me ajudaram bastante, principalmente nas primeiras feiras de cultura da minha vida (isso foi muito importante) vai aqui o meu agradecimento.
Aos professores de Educação Física, que me ensinaram o valor do esporte por toda a minha vida, especialmente aos professores Raimundo, Ariana, Chianca e, infelizmente não posso agradecê-lo fisicamente, por já não estar mais entre nós, o meu "mestre", que me ensinou a disciplina e fez de um "mão-de-chumbo" sempre chamado de "novinho" (mesmo quando já não era mais novinho), um jogador até razoável de basquete. Refiro-me ao meu treinador, Kerlen, que já não está mais entre nós, mas que sempre lembrarei das suas palavras de incentivo.
Aos professores do ensino fundamental, agradeço por matérias: de história, Rosa, Cláudio (Pirulito, apelido carinhoso) e "tia" Edinha, que nos acompanhou da 7a série até o 3o ano; de matemática, Décio, Helena, Marissônia e Ivonilso, sempre ensinando os segredos dessa matéria tida por muitos como "bicho-papão"; de português, Terezinha, Telma, Luciano, Vânia e Edilma, que foram fundamentais na minha orientação para escrever errado o menos possível, obedecendo sempre às regras do idioma; de geografia, minha querida professora Madalena (Madá), Christine Mary e Nadja, que trouxeram sempre uma visão até um pouco fora dos padrões para um colégio cristão, mas que me ajudaram muito a transpor os obstáculos da universidade; de ciências, Paulo e Petrúcio; de Física, Ana Karina e Braguinha; de Química, Silvana, Rildo (in memorian) e minha querida professora Luzia, que inventou até uma versão da música de Caetano (Sozinho) para nós aprendermos química orgânica (essa foi ótima); de Biologia, a sempre chique e cativante "tia Susy".
Aos demais, que acabei esquecendo o nome, também vai o meu agradecimento, mas todos esses que mencionei tentei lembrar "de cabeça".
Bom, passando a fase do colégio, ingresso na UFAL em 2001, num ciclo que terminei hoje, na função de estudante. Desde a graduação, muitos foram aqueles que contribuíram para que eu chegasse até aqui. Agradeço em especial aos professores Tutmés Airan, Erinalva Medeiros, que foram fundamentais para a compreensão dos temas de História e Filosofia do Direito, num momento de transição de uma realidade de um colégio particular para toda uma nova realidade de uma universidade pública e da vida em uma capital, em outro estado, com outra situação de vida.
A partir de então, só tenho agradecimentos aos professores Alfredo, de Direito Penal, Fernando Maciel, que foi meu orientador do TCC, com matéria em Direito Civil, Jaziel Ivo, de Direito e Processo do Trabalho, José Carlos Malta, que foi de grande ajuda no escritório modelo, no 5o ano, Adriano Nascimento (apesar da pouca convivência no 5o ano em Direito Ambiental), estes na graduação.
E, finalmente, só tenho agradecimentos aos meus professores do Mestrado, que muitos foram também meus professores na graduação e que nutro admiração e respeito cada vez maiores por todos eles. E aqui cito aqueles com os quais tive a oportunidade de assistir às suas aulas: Francisco Wildo, Gabriel Ivo, Andreas Krell, Marcos Mello, Paulo Lôbo, Olga Krell (que me abriu os olhos para uma nova visão da Sociologia do Direito, a qual não tive acesso na graduação) , e aos professores convidados Alexandre da Maia e Christian Caubet, que trouxeram ao mestrado visões interessantes sobre a Filosofia do Direito e o Direito Ambiental, além, claro, do jovem e carismático professor Adrualdo Catão.
Por fim, tenho que dedicar as palavras mais especiais ao professor George Sarmento, que me ensinou Direito Constitucional na graduação e que depois lecionou Direitos Humanos Fundamentais e Teoria da Constituição no mestrado, o que me tornou, depois de tanto tempo de convivência, um dos seus pupilos. Além do mais, foi o meu orientador nesta dissertação, o que me enche de orgulho de ter aprendido bastante com as suas lições. A ele vai aqui o meu muito obrigado, bem como a todos os que citei (e alguns que esqueci) que foram fundamentais nestes 22 anos de jornada!
Aqui vai o meu agradecimento e a minha homenagem (antecipada é verdade) a todos esses professores, que são mais do que meros "contadores de histórias", são verdadeiros formadores de cidadãos. A todos eles, só tenho a agradecer, hoje e sempre.
Obrigado!

2 comentários:

  1. Claudemir,
    Você é do tipo de pessoa rara de se encontrar. Merece ser mestre com distinção e muito mais!! Parabéns!!!
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, amigo!

    E, obrigado pela menção ao meu nome!

    Forte abraço.

    ResponderExcluir