domingo, 1 de março de 2009

A decoração de natal de Garanhuns - meio desatualizada, mas mesmo assim muito polêmica

Bom, depois de muito tempo, finalmente retornei à minha inspiração para escrever essas linhas. Afinal, escrever também é uma boa terapia para diminuir o estresse. Sempre que fico doente fico também estressado, não sei porque mas é sempre assim que acontece.
Bom, mas deixando de lado os detalhes, vou começar do começo, como diz o matuto. Tinha prometido postar por aqui algumas coisas interessantes que ocorreram no natal na viagem que fiz a Garanhuns, como sempre faço desde que mudei aqui para Maceió. E o primeiro ponto que irei citar é com relação à polêmica decoração de natal do ano passado lá em Garanhuns.
Infelizmente não registrei nenhuma foto para que todos possam analisar, mas vou tentar resumir como é que ela era, para aqueles que não tiveram a oportunidade de vê-la.
A prefeitura de Garanhuns, com a apoio da CDL local, todos os anos organiza a decoração de natal das Avenidas Santo Antônio e Rui Barbosa, as mais importantes da cidade. Até alguns anos atrás, era o chamado "natal dos sonhos", com uma decoração de dar inveja a muitas capitais: a iluminação da Avenida Santo Antônio era diminuída para que refletores azulados e verdes formassem cores bem vibrantes e proporcionassem efeitos bem interessantes nos presépios e outros enfeites natalinos que eram colocados nas praças e nos postes de iluminação da cidade.
Assim foi até 2007, porque ano passado resolveram mudar radicalmente a decoração.
Foi contratado um decorador de Recife para fazer, digamos, um "natal alternativo" por lá. E a temática escolhida foi a de organizar um natal típico do Nordeste. Até aí uma iniciativa válida, até porque muita gente discute o porquê de fazer um natal brasileiro com árvores brancas, simulando a neve, inexistente até no inverno na maior parte do país, além de outros enfeites que, creio eu, só a tradição católica veio inserir na decoração, já que nem na época de Cristo existiam.
Deixando de lado a discussão religiosa, que não me cabe aqui fazer, o resultado da decoração foi bastante controverso por lá. Mas uma coisa foi unânime: que chamou a atenção de todo mundo, ah isso chamou!
O resultado foi o seguinte: o papai noel da decoração era um homem da roça puxando uma carroça de burro com um saco vermelho cheio de presentes na carroça. Uma coisa realmente bizarra, se o interesse era tratar de um natal "genuinamente nordestino". Mas o pior ainda vem por aí. Foi o presépio e sua decoração altamente "original".
O presépio, pelo menos quanto ao menino Jesus, Maria, José e os reis magos, parecia tudo normal. Mas até hoje eu me pergunto o que é que uma Toyota Rural fazia ao lado do presépio. E ainda por cima com um boneco caracterizado de matuto fazendo não se sabe o que por ali.
Para mim, ou esse tal decorador tem um parafuso a menos ou simplesmente estava de brincadeira quando resolveu fazer essa tal decoração "típica". Típica só se for para ele, porque a decoração nem parecia nordestina, mas sim uma mescla, muito mal feita, da decoração herdada do hemisfério norte com a vida do sertanejo.
Sem dúvida, essa decoração criou bastante polêmica na cidade, primeiro por ser inteiramente sem sentido, por não muito a ver com a cultura local, com essas misturas sem pé nem cabeça, e segundo porque ninguém conseguiu entender a mensagem que o artista quis passar para a população com a sua obra.
E tem mais: por que ir buscar um artista de Recife para fazer tal decoração, se existem tantas pessoas talentosas na cidade, que conhecem as preferências da população, e que poderiam fazer até uma decoração mais simples, mas sem dúvida, muito mais bonita para a época.
Mas é assim: tudo que é feito com dinheiro público nesse país termina num desvio de finalidade, para não perder o hábito de usar termos jurídicos.
Boa noite a todos.
Na próxima, falarei sobre a falta d'água e dos "banhos de cuia" em Garanhuns e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário