terça-feira, 12 de maio de 2009

Parabéns Sport!

Bom, nesse dia 13 de maio o Sport está de parabéns! Bom, primeiro porque essa é a data de fundação do clube, então está de parabéns pelo seu aniversário de 104 anos, que deve ser comemorado com toda pompa pela diretoria. Mas realmente há o que comemorar amanhã, depois de uma desclassificação na Libertadores?
Sim, e deve-se comemorar muito! Nesse momento, muitos torcedores devem estar com um aperto danado no coração, daqueles que só quem acompanha o futebol da seleção brasileira em Copas do Mundo (quando joga bem) sabe como é. E o Sport proporcionou isso à sua torcida hoje. Foi um jogo emocionante, em que o Palmeiras foi colocado no bolso pelo esquema tático montado pelo Nelsinho Batista, que deu o troco em Wanderlei Luxemburgo em relação à semana passada, mudando do tradicional 3-5-2 para o 4-4-2. Além disso, em nenhum momento o time desistiu de correr atrás da vitória, até que aos 36 minutos do segundo tempo saiu o gol. O gol da esperança da torcida e que nos emociona tanto. Com esse resultado o Sport não garantiria a classificação, pois iria para os pênaltis, mas pelo menos reacenderia as esperanças de todos na classificação.
E assim vieram os pênaltis: na primeira cobrança de cada equipe, os goleiros brilharam: Magrão pegou a cobrança de Mozart e Marcos defendeu o penal batido por Luciano Henrique. A partir daí, começou a brilhar a estrela do goleiro palmeirense, que defendeu 2 das 3 cobranças seguintes, carregando nas costas a classificação da sua equipe para as quartas-de-final da Libertadores.
Os jogadores do Sport, desolados, caem no chão, mas os membros da comissão técnica os levantam e fazem com que eles, de cabeça erguida, agradeçam aos mais de 28 mil torcedores que, incansavelmente, empurraram o Sport em mais uma partida histórica. É triste,? Não tenha dúvida. É de cortar o coração? Nem me fale! Mas também é preciso tirar o que há de positivo nisso tudo e essa é o grande motivo para que o torcedor do Sport não fique triste por completo.
O Sport, contrariando a tudo e a todos, foi à Libertadores, e ao contrário do que disseram, especialmente a imprensa do sudeste do país, não foi só para "cumprir tabela". Eliminou duas equipes tradicionais do continente, LDU e Colo Colo, naquele que foi considerado o "grupo da morte". E quis o destino que os dois maiores rivais interestaduais do Brasil no momento se reencontrassem nas oitavas-de-final. Assim, o Sport fez história na Libertadores e fez com que a torcida do Sport sonhasse alto, como nunca na história desse time aconteceu.
E o que faz um torcedor como eu, que nunca fui assistir um jogo na Ilha até hoje (não por falta de convite) e que só assiste aos jogos do Sport pela TV, ou ouvindo a voz marcante de Adilson Couto pela Rádio Jornal de Recife, ou indo ao Gigante do Agreste, em Garanhuns, assistir ao Sport contra o Sete de Setembro torcer tanto por esse time?
É justamente essa emoção, esse aperto no coração, sentido depois do gol até a cobrança de pênaltis, e foi essa tristeza, que já passou, pela nossa eliminação, que reforça ainda mais o meu sentimento de paixão pelo Sport, afinal, desde que comecei a entender o que era futebol, lá pelos meus 7 anos, torço para esse time. Desde esse tempo, parava todo mundo na sala para ver os gols do Sport na TV e vibrava quando sabia que o Sport jogaria e que passaria o jogo pela Tv. Foi assim que desenvolvi a cada vitória rubro-negra minhas superstições, como rezar muito antes dos jogos pela vitória do Sport, como usar sempre a mesma roupa que estava usando quando o Sport vencia, ou as últimas desenvolvidas para essa Libertadores, como andar com o santinho de Santo Expedito no bolso durante os jogos, e sempre vestir a camisa comprada na loja da Ilha do Retiro, como se, por ter sido comprada lá perto do "solo sagrado" ela fosse abençoada.
Foi a influência do meu vizinho, Ranulfo (que Deus o guarde), um fanático pelo Sport desde que eu o conheci e que toda 4a feira e domingo ouvia pela Rádio Jornal todos os jogos, que me fez até hoje gostar mais do rádio do que da Tv nos jogos do Leão da Ilha. Estranhamente, acho que dá mais sorte ouvir a narração de Adilson Couto (o grau 10 internacional) do que a do Cleber Machado, por exemplo!
É por tudo isso que fico feliz que o time pelo qual torcerei por toda a minha vida tenha chegado tão longe, contrariando a tudo e a todos. Fico feliz porque o Sport fez história hoje, mesmo tendo sido eliminado. Fico feliz porque o Sport nos proporciona essas alegrias que só um time com a grandeza e a história do Sport pode proporcionar. Se há 3 anos atrás alguém perguntasse a um torcedor do Sport se o time estaria hoje onde esteve, com certeza ele diria: É um sonho que todo torcedor leonino tem! E esse sonho pode realizar-se nesse ano de 2009. Por que digo isso? Porque em 2006 o Sport completava 5 anos na Série B do campeonato brasileiro. E hoje, três anos depois, esse time consegue se superar tanto que já conseguiu terminar uma Libertadores entre os 14 melhores times (porque Chivas e San Luis saíram da competição), além de ter um jogador convocado para a Seleção Sub-20 de futebol, o garoto-prodígio Ciro.
É por isso tudo, e principalmente por esse poder de superação que vale a pena torcer pelo Sport. Não há motivos para que os jogadores não saiam hoje da Ilha de cabeça erguida, afinal, fizeram um jogo histórico, desses que só da pra sentir a mesma emoção quando é um jogo de Copa do Mundo, com a seleção brasileira jogando. Esse é o motivo para torcer cada vez mais pelo Sport, que perdeu, mas vendeu caro a derrota e que jogou como o time grande que é.
Por isso, nesse 13 de maio o Sport está de parabéns! Pena que não estarei lá para comer o bolo, mas continuarei daqui, mesmo à distância, torcendo muito por esse time!
Torcedor do Sport, não abaixe a cabeça: agora vale o nosso incentivo para a recuperação do time no Campeonato brasileiro. Afinal, são as grandes derrotas que fazem surgir as grandes equipes vitoriosas, que o diga a Revolução provocada no Brasil pelo "Maracanaço" de 1950.
Então, bola pra frente, que o mundo continua. E segue a vida, com o Sport eliminado, mas com minha paixão fortalecida por esse time, que encanta e emociona a sua imensa torcida.
Pelo Sport tudo!
Boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário