sábado, 26 de junho de 2010

Vamos ajudar as vítimas das enchentes em Pernambuco

Amigos leitores, se a situação em Alagoas não está nada fácil para os atingidos pelas enchentes, a situação não é diferente em Pernambuco. Segundo dados oficiais dos órgãos do governo do estado, são 132 pontes danificadas, 4 mil quilômetros de estradas danificadas ou que simplesmente desapareceram, levadas pela correnteza dos rios, além de mais de 27 mil pessoas desabrigadas e mais de 55 mil desalojadas em todo o estado de Pernambuco. Neste momento, 8 cidades estão em situação de calamidade pública: Correntes, vizinha à cidade alagoana de Santana do Mundaú, Palmares, uma das cidades mais afetadas, Água Preta, que chegou a ter a sua área urbana totalmente submersa no momento da enchente, Barreiros, São Benedito do Sul, Cortês, Barra de Guabiraba e Vitória de Santo Antão.
Além destes, outros 28 municípios estão em situação de emergência. Entre eles estão os municípios de Bom Conselho, que sofreu bastante com o rompimento do açude da nação. Não houve vítimas fatais graças ao trabalho preventivo desempenhado pelos bombeiros, polícia militar e exército, com reforços enviados de Garanhuns. Além destes, ainda estão na mesma situação Palmeirina, Quipapá, Bezerros, Bonito, Altinho, Agrestina, Catende (que já sofreu com outra enchente fortíssima alguns anos atrás), Gravatá, Escada, Joaquim Nabuco, Maraial, Moreno, Nazaré da Mata, Xexéu, entre outras.
A situação em Pernambuco também é grave pelo fato de que as estradas de acesso para muitas dessas cidades foi seriamente danificada ou simplesmente levada pelas águas, o que dificulta bastante a chegada dos donativos às famílias atingidas. Boa parte das doações só está chegando de avião ou helicóptero às áreas atingidas. Além do mais, as doações, por mais que estejam sendo feitas, ainda estão sendo insuficientes, tendo-se em vista o tamanho das necessidades da população.
Algumas cenas chegam a ser chocantes para quem as vê pela televisão, mas, imagine só vivenciar todo esse caos que estas pessoas estão passando. As cenas que mais me chocaram foram as de Palmares, que é uma cidade relativamente grande, e que foi praticamente arrasada pelo que muitos já chamam de "a tsunami do Nordeste". As cenas de um início de manhã no centro da cidade lembram muito as cenas daqueles filmes de ficção científica que mostram cidades fantasma ou abandonadas, como as de Resident Evil ou Silent Hill, por exemplo.
Porém, pior ainda foi ver a população ontem no jornal brigando pelos alimentos que são jogados fora dos supermercados, muitos destes totalmente impróprios para o consumo em condições normais, mas que, naquele momento, devem ser as únicas esperanças de matar a fome daquelas pessoas e dos seus entes queridos.
É nesse momento que as redes sociais, incluindo este blog, têm de se mobilizar para ajudar essas pessoas. Por isso, assim como postei alguns dias atrás algumas formas de contribuir com as vítimas de Alagoas, agora chega a vez de indicar algumas formas de contribuição para os nossos irmãos que sofrem em Pernambuco. Como pernambucano de nascença e de alma, me sinto na responsabilidade de compartilhar deste momento tão difícil com meus conterrâneos. E é pensando principalmente nos muitos pernambucanos que moram fora do estado e que, assim como eu, compartilham da mesma sensibilidade e do desejo de ajudar, posto aqui algumas opções para quem se interessar por fazer doações em dinheiro ou em donativos às vítimas das enchentes em Pernambuco. Veja abaixo:

1)A Organização não Governamental Tribunal Solidário, formada por servidores do Tribunal Contas do Estado de Pernambuco, abriu uma conta bancária para receber donativos no Banco Real.
Banco Real
Agência: 1016
Conta Corrente 6.023.0762

2)Já a Casa Militar do Governo do Estado de Pernambuco abriu conta pela Caixa Econômica Federal. O nome da conta é SOS PERNAMBUCO.
Caixa Econômica Federal
Agência: 1294
Operação: 006
Conta: 2010-0

O Banco do Brasil também abriu uma conta para doações aos atingidos pelas enchentes.
Banco do Brasil
Agência: 1836-8
Conta: nº 100000-4

Além das contas acima citadas, a Rede Globo, em suas transmissões da Copa, está recebendo doações nos locais onde os telões estão sendo instalados. Além disso, em várias cidades tanto em Pernambuco quanto em Alagoas, alguns estabelecimentos comerciais estão também recebendo doações em alimentos, roupas e outros itens de primeira necessidade em suas dependências. Na falta destes em sua cidade, as sedes do Corpo de Bombeiros e quarteis do Exército também estão recebendo donativos.
Boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário