domingo, 17 de outubro de 2010

Parabéns ao Salgueiro por ter conseguido o tão sonhado acesso à Série B do Brasileirão.

Hoje foi, sem dúvida, um dia histórico para o futebol pernambucano. Depois de tantas desilusões sofridas nos últimos anos com o Santa Cruz e com, no ano passado, o rebaixamento duplo de Sport e Náutico para a segunda divisão do futebol brasileiro, o Salgueiro Atlético Clube, time do sertão, conseguiu o inédito acesso à Série B do campeonato brasileiro. O feito foi conseguido hoje, ao vencer o Paysandu em pleno estádio da Curuzu, em Belém, pelo placar de 3 a 2. No primeiro jogo, em Salgueiro, o placar foi de 1 a 1. O Salgueiro superou diversas dificuldades ao longo do ano, algumas comuns a todos os clubes ditos pequenos no Brasil, outras circunstanciais ao próprio andamento do campeonato da Série C. Mas, isso não impediu que a população de Salgueiro comemorasse demais esta classificação para a segunda divisão do futebol brasileiro em 2011. Uma comemoração que, porém, já faz lembrar que muitos desafios ainda deverão ser superados pela equipe que se profissionalizou a apenas cinco anos.

Quanto às dificuldades, é bom lembrar que o time sertanejo teve dificuldades em conseguir patrocínio, tanto é que o seu destino acabou sendo o de muitas equipes deste país, o de recorrer à prefeitura da cidade para conseguir recursos para se manter funcionando, bem como os próprios problemas de contratações e de entrosamento da equipe na temporada, fato que só foi conseguido nas últimas rodadas da primeira fase da competição nacional. Vale lembrar que a campanha do Salgueiro na Série ficou longe de ser tranquila. Nos jogos de ida, nenhuma vitória diante de ABC-RN, CRB-AL, Campinense-PB e Alecrim-RN e o amargo último lugar do grupo. Nos jogos de volta, a equipe pernambucana começou sua reação mas, ainda na penúltima rodada da competição, o Salgueiro ainda corria sério risco de rebaixamento. Tanto é que, no último jogo, fora de casa contra o Alecrim, o Carcará, como é também conhecido o Salgueiro, tanto podia perder ou empatar e ser rebaixado, como poderia vencer e se classificar para a fase seguinte. A última opção foi a que aconteceu. Vitória de 2 a 0 em Natal contra o Alecrim (com direito a apagão no estádio e tudo o mais, além do segundo gol do Salgueiro logo depois da volta do apagão e da cobrança de falta decisiva do Alecrim, que fez lembrar o jogo da famosa "batalha dos Aflitos" entre Náutico e Grêmio), jogo esse que classificou o Salgueiro para as quartas-de-final e rebaixou o Alecrim para a série D.
Além dessas dificuldades, ainda surgiram as dificuldades de se enfrentar, na fase seguinte, o tradicional Paysandu, time de muita história no futebol brasileiro. Mas, não só isso, ainda havia o fato de que o jogo ganharia visibilidade nacional, ao ser o primeiro jogo da série C a ser transmitido em rede nacional pela Tv Brasil, da rede pública de televisão, fato que modificou completamente o calendário da competição, obrigando, por exemplo, a que o jogo de hoje, decisivo, fosse disputado no ingrato horário das 9 da manhã (10 da manhã pelo horário de verão) sob o sol escaldante em Belém do Pará. Ainda por cima tendo que encarar mais de 16 mil apaixonados torcedores do "Papão da Curuzu" que nem se intimidaram com o calor e o sol forte para apoiar o retorno do time paraense a uma divisão melhor, o que não aconteceu.
Apesar de todas essas dificuldades, o Salgueiro conseguiu. Porém, este não é o fim, mas o começo de uma nova era para o clube. Afinal, ainda resta a disputa por uma vaga na final do campeonato, para fechá-lo com chave de ouro, além das obrigações que o clube terá que se adequar até meados de 2011, quando estreará na Série B, incluindo as necessárias obras de adequação de seu estádio, Cornélio de Barros, aos ditames do estatuto do torcedor. Assim, a equipe sertaneja provavelmente se unirá aos times do Icasa-CE e do ASA-AL como o terceiro representante do interior do Nordeste na série B e, ao contrário do que muitos acreditaram, os times que já estão lá não vêm passando vergonha, o que também não deverá acontecer ao Salgueiro, se houver investimento devido e competência de seus administradores.
Que isto sirva de lição aos clubes de maior torcida do estado de Pernambuco e que passam por momentos bastantes difíceis, como Santa Cruz e Central, que já encalharam na melancólica Série D, bem como ao Sete de Setembro e AGA, de Garanhuns, que têm nome de clube profissional apenas no nome e que estão longe de dar alguma alegria ao torcedor garanhuense. Como que este exemplo sirva também aos demais clubes ditos "tradicionais" do Brasil, que hoje amargam situações parecidas às do Santa Cruz e que, de bonito têm apenas o passado, a sua história, pois a realidade atual não pode e nem deve ser motivo de orgulho para suas torcidas.
Parabéns ao Salgueiro pelo acesso histórico.
Boa noite e boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário