quinta-feira, 30 de junho de 2011

Confira a programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2011

Demorou, mas saiu. Depois de ter sido adiada do dia 28 para hoje, a FUNDARPE divulgou a programação completa da 21ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Neste ano, algumas novidades serão implementadas pela organização do evento, que é muito mais hoje do governo do estado do que da prefeitura da Garanhuns, bem como todos os polos existentes até então serão mantidos. Pelo que vi numa primeira olhada, inclusive alguns palcos que pareciam esquecidos, como é o caso do Palco Pop, voltaram a ser prestigiados pela organização do evento, contando este ano com atrações mais conhecidas a nível nacional, como a banda de reggae Tribo de Jah e o ex-vocalista da banda Los Hermanos, Marcelo Camelo.
Mais uma vez, muitos boatos rondaram a definição das atrações da praça Guadalajara, o palco principal do FIG, mas, a princípio, o nível das atrações parece ser o mesmo dos anos anteriores, havendo algumas baixas de alguns dos "sócios" do Festival, como a ausência de Reginaldo Rossi. Porém, outros destes "sócios" estão novamente confirmados, como nos casos de Adilson Ramos e Elba Ramalho.
O fato que demonstrou um defeito grave na organização da programação foi a confirmação de que ainda existe uma atração em negociação para uma das noites mais importantes, a do primeiro sábado, dia 16. Segundo alguns sites e blogs, esta atração seria a banda mineira Jota Quest, o que ainda não foi confirmado oficialmente pelo site da Fundarpe. A exatos 14 dias do início do FIG, esta é, sem dúvida, uma falha grave dos organizadores, que espero que não se repita nos próximos anos. E pior: isto acaba gerando um sentimento de incerteza sobre a existência desta "negociação", já que as quatro atrações da noite já estão fechadas, e, ao menos nestes últimos 20 anos que o FIG já ocorreu, não me lembro de ter ocorrido uma noite com cinco atrações, sendo três delas de renome nacional, já que, neste dia 16, já estão confirmadas as presenças da também banda mineira Pato Fu e da cantora carioca Bebel Gilberto.
Enfim, com erros e acertos, finalmente saiu a programação completa do 21º FIG, que este ano terá como homenageado o artista Lula Côrtes. Segundo a Fundarpe, foram investidos cerca de 14 milhões de reais para que o Festival deste pudesse ser produzido. Sendo assim, a todos os interessados, disponibilizo abaixo as atrações deste ano, que tomo a liberdade de desmembrá-las e dividi-las da seguinte forma: nesta postagem, você confere as atrações da Praça Guadalajara, e nas seguintes as programações dos Palcos Pop, Instrumental, do Teatro e das outras atrações do FIG.
Convido a todos para o Festival. Escolha a(s) noite(s) que for melhor para você e divirta-se. Bom FIG a todos.
Confira abaixo a programação da Esplanada Guadalajara. Todas as atrações que abrirão todos os dias no palco principal são artistas de Garanhuns. Todas as apresentações começam, neste palco, às 10 da noite:

21º FIG - Palco Esplanada Guadalajara

14/07 - Quinta-feira


Lucyole Maranhão - Garanhuns
Tributo a Lula Côrtes - Triângulo do Poder (última banda que o músico pernambucano participou), Má Companhia e convidados (Zé da Flauta, Lailson, Don Tronxo, Ortinho, Tito Lívio e Roger de Renor)
Geraldo Azevedo - PE
Alceu Valença - PE


15/07 - Sexta-feira (aqui teremos oficialmente cinco atrações. Resta saber se serão apresentações completas ou participações de alguns artistas nos shows dos demais. A Fundarpe não divulgou, no entanto, nenhuma informação neste sentido, o que nos faz pensar que, realmente, serão cinco atrações nesta noite). 


Rogério e os Cabra - Garanhuns
Pato Fu - MG 
Otto - PE
Frejat - RJ
Nando Reis - RJ


16/07 - Sábado


Muendas - Garanhuns
Orquestra Santa Massa - PE
Orquestra Contemporânea de Olinda - PE
Bebel Gilberto - RJ
Gal Costa - BA


17/07 - Domingo


Mourinha do Forró - Garanhuns
Bongar - PE
Josildo Sá - PE
Marina Lima - RJ
Marcelo Camelo - RJ


18/07 - Segunda-feira


Paulinho Groove - Garanhuns
Zé Cafofinho e suas Correntes - PE
Adilson Ramos - PE ("sócio" do FIG, mais um ano "massacrando" os corações apaixonados, como ele próprio diz. rsrsrs)
Fafá de Belém - PA


19/07 - Terça-feira


Banda Lux Time - Garanhuns
Rogerman e maestro Ademir Araújo - PE
Spok Frevo Orquestra - PE
Elba Ramalho - PB (mais um ano de FIG, outra "sócia")


20/07 - Quarta-feira


Lucas Notaro - Garanhuns
Daúde e Nelson Sargento - BA e RJ
Roberta Sá - RN
Margareth Menezes - BA


21/07 - Quinta-feira


Karla Rafaella - Garanhuns
Karina Buhr - PE
Luíza Possi - SP
Seu Jorge  -RJ


22/07 - Sexta-feira - noite de samba, pelo visto e com cinco atrações.


Alexandre Revoredo - Garanhuns
Mesa de Samba Autoral - PE
Beth Carvalho - RJ
Jorge Aragão - RJ
Unidos da Tijuca - RJ


23/07 - Sábado - última noite do FIG


Instinct Noise - Garanhuns
Siba - PE
Mundo Livre S/A - PE
Nação Zumbi - PE


Na próxima postagem, confirmo as datas das apresentações de Tribo de Jah e Marcelo Camelo no Palco Pop.  


Em tempo: Marcelo Camelo saiu do palco pop para se apresentar no palco principal da Esplanada Guadalajara no domingo, 17, no mesmo dia em que já estava confirmada a presença de Marina Lima. Quem irá substituí-lo no palco pop será a cantora Mariana Aydar. Gal Costa é a atração que estava em fase de negociação pela Fundarpe e não Jota Quest, como já havia sido noticiado sem confirmação oficial por outros sites e blogs. Qualquer outra mudança que ocorrer será relatada por aqui. Portanto, é bom conferir a programação completa novamente quando estiver mais próximo do início do Festival, para evitar surpresas quanto à programação dos palcos do FIG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário