sexta-feira, 3 de junho de 2011

Amanhã tem campanha de adoção de animais no Shopping Pátio Maceió.


Amanhã será realizado mais um dia de campanha de adoção de animais em Maceió, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Centro de Controle de Zoonoses. Estarão disponíveis cães e gatos para adoção. Segundo os responsáveis pela campanha, os animais gozam de boa saúde e já estão vacinados.
O local escolhido para a campanha será, mais uma vez, o Shopping Pátio Maceió. Na semana passada, no dia 28, foi feita a primeira etapa da campanha, que contou com um alto número de visitantes, dos quais muitos acabaram se tornando novos donos dos animais que foram abandonados pelas ruas de diversos bairros da capital alagoana.
Estes animais soltos não só oferecem perigo para os humanos, mas também para os outros animais, pois podem ser vetores de muitas doenças. Além do mais, é questão de cidadania e de compaixão pelos animais aderir a este ato, para quem não tenha nenhum bicho de estimação, ou mesmo para quem já tenha, mas que ainda possua um espaço no seu coração e, principalmente, na sua casa ou apartamento, quando permitido pelo condomínio.
Mas não é só isso: quem deseja criar um animal tem de estar consciente das responsabilidades que tal ato representa. Além do amor e da dedicação, o tempo de convivência tem de ser levado em conta, já que estes animais não são "descartáveis". Cachorros, quando bem de saúde e bem cuidados, podem viver mais de uma década. E este tempo de vida passa necessariamente pelo exercício de responsabilidades com este animal. Por isso, planejar a adoção ou a criação de um animal deve ser fruto de uma ideia de longo prazo, não de um mero impulso de consumo. 
Talvez este impulso seja um dos motivos pelos quais tantos animais são abandonados diariamente em nossa cidade. Pessoas que acabam se mudando para casas menores, ou mesmo para apartamentos de condomínios que não permitem a criação de animais de médio e grande porte são responsáveis por muitos casos de abandono de cães e gatos. É comovente ver, em muitos casos, animais presos nas casas vazias, sem ninguém que o possa ao menos alimentá-los. Esta é a realidade vista, por muitas vezes, em diversos pontos da cidade, tanto nos bairros mais pobres quanto nos bairros nobres.
Por isso, quem realmente puder e quiser adotar um animal de estimação, os cães e gatos estarão amanhã "aguardando" a sua visita e a sua iniciativa. E os profissionais responsáveis pelo centro de zoonoses estarão disponíveis durante todo o tempo da campanha para esclarecer eventuais dúvidas dos visitantes e dos adotantes. 
Faltou só dizer o horário: será amanhã à tarde e à noite, das 3 da tarde às 9 da noite, na primeira entrada do shopping para quem vem do sentido Benedito Bentes - Polícia Rodoviária Federal.
Boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário