sábado, 5 de novembro de 2011

Começou hoje mais uma campanha de vacinação antirrábica em Maceió.

Começou hoje pela manhã a campanha de vacinação antirrábica em todo o estado de Alagoas, com o objetivo de que o estado permaneça sem registro de casos de raiva humana transmitida por cães e gatos. A meta é a de que se atinja 100% de vacinação dos cerca de 350 mil cães e 170 mil gatos que estão nos domicílios de milhares de alagoanos. Como o dia de hoje tem sido bastante chuvoso na capital e no interior, muitas pessoas certamente estão de certa forma desanimadas a levar o seu animal ao posto de saúde mais próximo. Contudo, diferentemente do que ocorre com as campanhas de vacinação de crianças, que só ocorrem em um único sábado, o governo do estado sempre coloca mais dias à disposição dos proprietários dos animais para que a meta de vacinação seja cumprida. Sendo assim, as vacinas estarão disponíveis nos postos fixos de vacinação até o dia 11 (sexta-feira da próxima semana. São quase 200 postos fixos localizados somente em Maceió, mais alguns montados em tendas em locais de grande movimento em diversos bairros da cidade para dar conta da população de cerca de 90 mil cães e 50 mil gatos que são criados em todas as partes da capital alagoana. Em Maceió, os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde estarão trabalhando em conjunto com os do centro de controle de zoonoses, para dar maior agilidade ao trabalho.
O maior problema que ocorreu na última campanha de vacinação de cães e gatos aqui em Alagoas foi relacionado aos muitos relatos de que alguns animais passaram mal após receber a vacina, fato que, segundo Valmir Costa, responsável pelo controle da raiva no estado de Alagoas, deverá ser praticamente impossibilitado em virtude de que a nova vacina que está sendo utilizada nesta campanha passou por um processo de filtragem que praticamente eliminou as proteínas heterólogas bovinas, que foram as responsáveis pelas reações adversas sentidas pelos animais que tomaram a versão anterior da vacina. 
Portanto, vacine o seu animal de estimação e contribua para que esta perigosa enfermidade não volte a assustar à população do estado de Alagoas. É sempre bom lembrar que a raiva mata e que, apesar dos esforços governamentais, outros animais não domesticados, como o morcego e o macaco, também podem transmitir a doença. Por isso é necessário manter os animais domésticos imunes a tal doença, para evitar que os animais selvagens, ao entrar em contato com os domésticos ou com outros selvagens contaminados, possam vir a disseminar o vírus causador da doença. 
Além do mais, esta doença, quando transmitida ao homem, quase sempre leva ao resultado morte. Até hoje, somente três pessoas no mundo conseguiram sobreviver às complicações da raiva humana, um deles sendo um habitante do interior de Pernambuco, que adoeceu em 2008. No ano passado foram notificados dois casos da doença em seres humanos no Brasil e ambos morreram, um deles residente no Rio Grande do Norte, que foi atacado por um de morcego, e o outro residente no Ceará. Em Alagoas, o último caso da doença ocorreu em 2003, no município de Marechal Deodoro, vizinho a Maceió. Daí a importância da campanha e do compromisso de sempre vacinar os nossos cães e gatos, já que seria impossível imunizar todos os animais que podem ser os vetores do vírus transmissor.
Boa tarde a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário