terça-feira, 26 de junho de 2012

Confira as atrações do FIG 2012 no palco da Esplanada Guadalajara


Saiu hoje a programação oficial do 22º Festival de Inverno de Garanhuns. Nesta primeira postagem deste ano sobre a programação do FIG, colocarei as atrações que vão se apresentar no palco principal, localizado na Esplanada Guadalajara. O FIG começará no próximo dia 12 de julho e terminará no dia 21. Neste ano, serão 12 polos espalhados pela cidade que movimentarão o Festival durante todo o dia, desde cedo, no Palco Cultura Popular, no Centro, à tarde, com as apresentações de música erudita na Catedral, também no Centro, até as apresentações instrumentais e de música pop nos parques Pau Pombo e Euclides Dourado e as apresentações variadas no palco principal da Esplanada Guadalajara e de forró no palco do Parque Euclides Dourado. Mas, o FIG não é só composto de música. Dança, teatro, oficinas culturais e diversos debates, mostras de cinema, entre outros eventos farão parte do Festival, como já tem ocorrido e cada vez mais ampliado ao longo dos últimos 21 anos.
Em 2012 serão cinco atrações por noite no palco principal. Assim como no ano passado, as atrações que abrirão cada noite são as locais, selecionadas entre os muitos artistas de Garanhuns que competiram numa seletiva prévia. Todas as apresentações em todas as noites começarão sempre a partir das oito e meia da noite. Então, quem viajar de outras cidades e estados para Garanhuns nunca é demais sugerir que a viagem à cidade comece mais cedo neste ano.

Neste ano, o Festival de Inverno de Garanhuns fará a homenagem ao centenário de nascimento do rei do baião e, considerado por votação popular, pernambucano do século XX, Luiz Gonzaga. Assim, como sempre ocorre, a primeira noite do Festival será dedicada ao ritmo que marcou a carreira do artista homenageado. As principais atrações da quinta, dia 12, serão Elba Ramalho e Dominguinhos, este considerado sucessor de Gonzagão e garanhuense nato. Além destes, a família de Luiz Gonzaga também marcará presença nesta homenagem especial. Completando a primeira noite, ainda subirão ao palco Mourinha do Forró e o projeto Viva Gonzagão. Pela ordem de apresentações:

5ª feira - 12/07 - Esplanada Guadalajara

20h30 - Mourinha do Forró
21h30 – Família Gonzaga
22h30 – Elba Ramalho
23h30 – Dominguinhos
00h30 – Projeto Viva Gonzagão

Na sexta, a noite terá como atrações principais as cantoras Zélia Duncan e Zizi Possi. Ano passado quem se apresentou no FIG foi a filha de Zizi Possi, Luiza Possi. As outras atrações da noite serão Bixiga 70, Escravo e Deolinda, que particularmente não as conheço. Pela ordem de apresentações:

6ª feira - 13/07 - Esplanada Guadalajara

20h30 – Escravo
21h30 – Deolinda
22h30 – Bixiga 70
23h30 – Zélia Duncan
00h30 – Zizi Possi

No primeiro sábado do 22º FIG, a noite terá como atrações principais cantoras de ritmos totalmente diferentes, Roberta Miranda e Alcione. Ainda, na noite de sábado, haverá as sempre animadas apresentações da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e da Academia da Berlinda, além de Hercinho. Pela ordem de apresentações: Hercinho (20h30), Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (21h30), Academia da Berlinda (22h30), Roberta Miranda (23h30) e Alcione (00h30).





No domingo, a principal atração da noite será o cantor Jorge Vercilo que, salvo engano, ainda não tinha se apresentado em Garanhuns. Completando a noite e antecedendo a atração principal, cantarão La Pietà, Neli Lisboa, Siba e Lira.

Domingo - 15/07 - Esplanada Guadalajara

20h30 - La Pietà
21h30 – Neli Lisboa
22h30 – Siba
23h30 – Lira
00h30 – Jorge Vercilo

Na segunda, as principais atrações da noite serão China e Mombojó, tanto o cantor quanto o grupo de Recife, além da potiguar de voz bem suave, porém encantadora, Roberta Sá, que fez uma ótima apresentação na última quinta-feira do 21º FIG. Além deles, também subirão ao palco Di Melo e Madeira de Lay e Lucas Notaro e os Corajosos. Pela ordem de apresentações:

2ª feira - 16/07 - Esplanada Guadalajara

20h30 - Lucas Notaro e Os Corajosos
21h30 – Di Melo e Madeira de Lay
22h30 – Mombojó
23h30 – China
00h30 – Roberta Sá

Na terça, as principais atrações da noite serão Lula Queiroga, Renato Teixeira, Xangai e Maciel Melo. Além deles, subirão ao palco Rogério e os Cabra, Maciel Salu e Hebert Lucena. Pela ordem:

3ª feira - 17/07 - Esplanada Guadalajara

20h30 - Rogério e Os Cabra
21h30 – Maciel Salu
22h30 – Hebert Lucena
23h30 – Lula Queiroga
00h30 – Renato Teixeira, Xangai e Maciel Melo

Na quarta, as atrações, assim como no ano passado, serão mais populares. Terão destaque as apresentações de Péricles, ex-Exalta Samba e do grupo Fundo de Quintal. Além deles, subirão ao palco Karla Rafaella, Gerlane Lops e Karynna Spinelli. Na ordem de apresentações:

4ª feira - 18/07 - Esplanada Guadalajara

20h30 - Karla Rafaella
21h30 – Gerlane Lops
22h30 – Karynna Spinelli
23h30 – Péricles
00h30 – Fundo de Quintal

Na quinta, a noite será dedicada à Jovem Guarda. Neste ano, um retorno, uma ausência e uma nova atração marcarão a noite que também já virou tradição ao longo dos últimos Festivais. O retorno é do "rei" Reginaldo Rossi, a ausência é de Adilson Ramos e a nova atração para compor esta noite será a do "tremendão" Erasmo Carlos. Além destes, subirão ao palco para completar a noite a Banda Flash, Volver e Ortinho. Pela ordem de apresentações:

5ª feira - 19/07 - Esplanada Guadalajara

20h30 – Banda Flash
21h30 – Volver
22h30 – Ortinho
23h30 – Reginaldo Rossi
00h30 – Erasmo Carlos

Na sexta, a noite será dedicada à MPB e alguns nomes mais conhecidos e outros promissores estarão se apresentando. As principais atrações da noite serão o pernambucano Lenine, o consagrado Milton Nascimento, além de Marcelo Jeneci. Além deles, também subirão ao palco Lux Time e Antulio Madureira.
Pela ordem de apresentações:

6ª feira - 20/07 - Esplanada Guadalajara

20h30 - Lux Time
21h30 – Antúlio Madureira
22h30 – Marcelo Jeneci
23h30 – Lenine
00h30 – Milton Nascimento

Na última noite do FIG, atrações de peso encerrarão o Festival. Caberá a Lulu Santos fechar a noite e, esperamos que dessa vez a atração venha mesmo, pois há alguns anos atrás prometeram, mas, com certeza sem influência direta do artista, Lulu Santos não se apresentou. Antes de Lulu Santos, Ney Matogrosso marcará o seu retorno ao FIG. Na sua última apresentação em Garanhuns, debaixo de muita chuva, Ney Matogrosso fez uma apresentação bastante elogiada. Espero que seja mais uma vez assim. Além deles, também retorna ao FIG uma de suas filhas mais ilustres, Andrea Amorim, que há alguns anos atrás encerrava as noites do FIG ou as iniciava cantando rock gótico de boa qualidade e que agora deverá vir com um repertório um pouco diferente, já que a garanhuense alçou voos mais distantes, fazendo apresentações no ano passado no Brazilian Day em Tóquio e fazendo outras boas apresentações nos Estados Unidos. Sofrendo influência direta do consagrado Roberto Menescal, Andrea Amorim deverá fazer uma apresentação bem interessante no FIG. Pena que será a primeira atração, tão cedo, às oito e meia da noite, mas vale a pena assisti-la, mesmo que se tenha que ir embora e voltar depois para as outras atrações que fecharão a noite. Além destes, também farão parte da última noite N'Zambi, Buguinha Dub e convidados e Edgard Scandurra. Pela ordem de apresentações:

Sábado - 21/07 - Esplanada Guadalajara

20h30 - Andrea Amorim
21h30– N´Zambi, Buguinha Dub e convidados
22h30 – Edgard Scandurra
23h30 – Ney Matogrosso
00h30 – Lulu Santos

Como sempre, algumas informações desencontradas e ausências marcantes serão sentidas na programação principal do FIG. Falou-se até em atrações internacionais bem conhecidas compondo a programação, fato que não se confirmou, além do fato de que, por exemplo, Titãs é uma ausência a ser destacada, já que o grupo voltou e está fazendo por todo o país, inclusive pelo Nordeste, uma turnê apresentando o famoso disco dos anos 80 Cabeça Dinossauro. Seria bem interessante vê-los junto aos dezenas de milhares de fãs que estariam, com certeza, lotando a Praça Guadalajara se esta atração fosse confirmada. Para quem gosta de forró, mais uma vez as bandas estilizadas estão fora da programação, o que parece ser uma constante da própria organização promovida pela Fundarpe, até porque durante todo este mês de junho o forró já tem tomado conta de Pernambuco e a temática do Festival Pernambuco Nação Cultural, do qual o FIG faz parte, não é exatamente voltada apenas para o forró, mas o forró não estará ausente por completo, já que a primeira noite (e toda a temática do Festival) será dedicada a Luiz Gonzaga. A já citada ausência de Adilson Ramos também será sentida, já que este é um dos "fregueses assíduos" do Festival, talvez seja o artista que mais se apresentou ao longo destas 21 edições já realizadas. Bom, se fosse listar outros artistas que deveriam ter sido escolhidos passaria o restante da noite digitando mais destas mal-fadadas linhas, mas, no geral, as atrações estão em nível satisfatório. Poderiam ser mais e melhores? Certamente. Mas, agora é escolher o melhor dia e partir para o frio de Garanhuns, que por sinal já está do jeito que eu particularmente gosto. rsrsrs

Amanhã, postarei as outras atrações dos demais polos, inclusive com algumas mudanças de local que já tinham sido antecipadas pela Fundarpe na semana passada e que foram confirmadas pela programação oficial. Para maiores informações, acesse www.fundarpe.pe.gov.br e, a partir do dia 2 de julho, também será aberto o site www.fig2012.com.

Boa noite e bom FIG a todos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário