sábado, 13 de julho de 2013

Outras atrações e atualizações do FIG 2013

Nesta postagem colocarei as atrações da dança e da música clássica que serão apresentadas na próxima semana no Festival de Inverno de Garanhuns. Porém, antes disso, vale fazer duas atualizações às atrações que já haviam sido divulgadas anteriormente. Os nomes de Fafá de Belém e de Cezzinha foram confirmados para o Festival, substituindo outras atrações confirmadas anteriormente. Fafá de Belém fará sua apresentação no primeiro sábado, 20, na Esplanada Guadalajara, logo após Caetano Veloso. Já Cezzinha fará sua apresentação no Palco Forró também no sábado, dia 20. Fafá de Belém substitui Zé Brown e convidados, atração que tinha sido confirmada na programação oficial na semana passada, enquanto Cezzinha substitui Forró Pesado. 
Vale também mencionar aqui que as oficinas culturais destinadas pela Fundarpe para o Festival deste ano já tiveram suas inscrições iniciadas. Para quem se interessar, há três locais de inscrição: a Secretaria de Cultura do município, localizada no Centro Cultural Alfredo Leite, a escola municipal Ranser Alexandre Gomes, localizada no bairro do Magano, na rua Campos Sales, S/N, bem como na comunidade quilombola do Castainho. As vagas são limitadas e somente haverá inscrição presencial. Então, quem não estiver em Garanhuns terá que disponibilizar algum tempo livre para antes e depois do FIG para as inscrições e participação nas oficinas culturais do Festival de Inverno. 
Quanto às atrações de dança, o FIG 2013 terá apresentações a partir da sexta, 19, sempre no Pavilhão da Dança, que estará localizado no mesmo espaço destinado ao teatro infantil no Parque Euclides Dourado. As apresentações serão sempre à tarde, a partir das 16h30min.
Já as atrações de música clássica, como sempre, serão apresentadas na Catedral de Santo Antônio, no centro da cidade. Na primeira semana, as apresentações serão organizadas pelo Conservatório Pernambucano de Música. A partir da terça-feira, 23, começará mais uma edição do Virtuosi na Serra, evento que reúne alguns dos mais importantes nomes da música nacional e internacional em apresentações à tarde e à noite. Porém, este ano o Virtuosi ganhou nitidamente mais espaço na programação do Festival e contará com uma apresentação especial em seu último dia, 26, no palco da Esplanada Guadalajara, espaço bem mais amplo para receber uma atração bastante popular, o Maestro João Carlos Martins, que participará do concerto "A Música Venceu!" com a Orquestra Jovem de Pernambuco, regida pelo maestro Rafael García, diretor artístico do Virtuosi. Esta última apresentação será às 21h. Os horários de apresentação na Catedral serão à tarde, às 16h30min, e à noite, às 21h. Se a diversidade de estilos musicais for repetida neste ano, o Virtuosi será uma grande oportunidade para que possamos nos aproximar de estilos musicais não tão difundidos por estes lados da região e do país. Ano passado, por exemplo, o Virtuosi apresentou desde acordeon até música cigana e apresentações que misturaram teatro, dança, música clássica e contemporânea. É, sem dúvida, um verdadeiro Festival dentro do Festival. Recomendo e muito!
Na última postagem antes do início do Festival, a próxima, trarei algumas informações importantes sobre novidades deste ano do FIG em relação a anos anteriores, bem como atualizarei para quem não costuma ir muito a Garanhuns a situação das estradas que fazem a ligação entre Alagoas e Pernambuco, especialmente de Maceió a Garanhuns, como o próprio nome deste blog sugere.Confira abaixo a programação da dança e da música clássica do FIG 2013:

Dança - Palco da Dança - Parque Euclides Dourado

Sexta - 19/07
A Barca - grupo Grial - Recife

Sábado - não haverá apresentação

Domingo - 21/07
Amazônia - Espaço Bailarte - Garanhuns
Trupecada - Geração Salu - Olinda

Segunda - não haverá apresentação

Terça - 23/07
Lady Jan e João - Rogério Alves - Recife
Tu Sois de Onde? - Lineu Gabriel - Recife

Quarta - não haverá apresentação

Quinta - 25/07
Sonhos - Mangue Boys - Recife
Sobre um Paroquiano - Compassos Cia. de Dança - Recife

Sexta - 26/07
As Canções que Você Dançou pra Mim - Focus Cia. de Dança - Rio de Janeiro

Sábado - 27/07
Compartilhados - Grupo Experimental - Recife

Atrações de música clássica - Catedral de Santo Antônio

Conservatório Pernambucano de Música - CPM no FIG 2013

Sexta-feira - 19/07
Grupo Allegretto
André Mehmari (pianista)

Sábado - 20/07
Eduardo Monteiro (pianista)
Mônica Salmaso e André Mehmari (canto e piano)

Domingo - 21/07
saGRAMA
Marcus Tardelli (violonista)

Segunda-feira - 22/07
Olinda Samba Choro e Camerata Aço e Águia
Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música

IX Virtuosi na Serra

Terça-feira - 23/07
Recital de Victor Asunción - piano - Filipinas
Giora Schmidt - violino - Estados Unidos e Victor Asunción - piano - Filipinas

Quarta-feira - 24/07
Ensemble São Paulo - Brasil - quarteto de cordas (violinos, viola e violoncelo)
Clement Himbert - saxofone - França e  Ensemble São Paulo

Quinta-feira - 25/07
Slavonic Duo - Eslováquia - violino e violão - mais informações no site http://www.slavonicduo.com/
Ilya Ramlav - piano - Rússia

Sexta-feira - 26/07
A Música Venceu! - com o Maestro João Carlos Martins - regente e piano e a Orquestra Jovem de Pernambuco regida pelo maestro Rafael García - local - Esplanada Guadalajara.

Para obter informações sobre as demais atrações do FIG 2013 não mencionadas nesta e nas postagens anteriores, acesse o site da Fundarpe: http://www.fundarpe.pe.gov.br/fig-2013-celebra-os-grandes-espetaculos-a-cultura-popular-pernambucana.

Boa noite a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário