terça-feira, 24 de março de 2009

Reserva ecológica de Pedra Talhada sofre com o desmatamento

A Reserva biológica de Pedra Talhada possui 3.757 hectares e está localizada entre os estados de Pernambuco e Alagoas, mais precisamente na região entre Cajueiro e Quebrangulo, na serra das Guaribas. Foi criada em 1989 como parque estadual, mas só em 2004 foi elevada à categoria de reserva biológica federal, subordinada ao então IBAMA. A reserva de Pedra Talhada foi criada com o objetivo de preservar as espécies nativas da Mata Atlântica numa região de interessante ecossistema de transição entre a Mata e a Caatinga. Desde sua criação, o IBAMA já tinha conhecimento das dificuldades que cercavam a preservação da fauna e da flora da região, que sempre despertaram o interesse de caçadores e madeireiros. (vide o site http://www.ibama.gov.br/siucweb/mostraUc.php?seqUc=104 com mais detalhes sobre a reserva).
Atualmente, parece que a situação só piorou, com o descaso do Estado e com o desmatamento na área da reserva, uma das últimas remanescentes de Mata Atlântica na região Nordeste. Logo na entrada pode-se ver várias clareiras na mata, provavelmente abertas a golpe de machado.
Os desmatadores fogem com a chegada da fiscalização, que como em todo o país, é ineficiente por falta de estrutura e de pessoal. Os grupos, formados por 10 pessoas em média, desmatam diariamente o que deveria ser uma área de proteção ambiental total por parte do Estado.
A reserva de Pedra Talhada é o único local onde se pode encontrar a "rainha das orquídeas": a Cattleya labiata, que só é encontrada em florestas de altitude e apenas sobrevive em árvores de copas altas, centenárias, que são o alvo preferido dos madeireiros.
Estima-se que cerca de 70 famílias de posseiros faturem com o desmatamento na área, que possui várias trilhas por onde circulam os carros de boi que carregam as toras de madeira nobre, que são retiradas diariamente da mata.
Somente há um fiscal para cobrir uma área imensa, o que torna a fiscalização inviável, para não dizer impossível. Enquanto o Poder Público continua inerte à ideia de qualquer melhoria na estrutura de fiscalização, mais e mais espécies animais e vegetais vão tendo seu habitat comprometido, além de que os mananciais de diversos rios que cortam a região ficam bastante prejudicados, já que várias das nascentes desses rios encontram-se na área da reserva de Pedra Talhada, e as matas ciliares também estão sendo retiradas para servir de lenha, vendida na região.
Só para constar a quem se interessar, no link colocado acima o IBAMA autoriza a visitação pública do local, seja em caráter educacional ou científico, desde que autorizada a visita previamente pelo órgão gestor. A sede administrativa da reserva está localizada no município de Quebrangulo. Para quem se interessar em conhecer e para quem gosta da natureza, é uma ótima pedida. Isso até quando as últimas árvores ainda estejam de pé, porque do jeito que a coisa vai...

Um comentário:

  1. Sou estudante de Biologia e já visitei a reserva e me encantei com a beleza do lugar, apesar dos desmatamentos e do descaso do Estado ainda pode-se ver a riqueza de espécies que existe no local. Parabéns pela postagem e que os ecossistemas alagoanos continuem acessíveis na rede para que possamos desfrutar de informações de qualidade como estas. Valeu!

    ResponderExcluir