segunda-feira, 16 de março de 2009

Sete de Setembro x Sport - eu fui

Mais uma postagem futebolística por aqui. Depois de relatar as peripécias do Sport na Libertadores contra a LDU, agora posso falar com propriedade de "comentarista" sobre outro jogo do Sport, agora no campeonato pernambucano, contra o Sete de Setembro, time da cidade de Garanhuns.
O público foi bom, mas poderia ter sido melhor: mais de 5.700 torcedores, mas poderia ter passado de 7.000 não fosse a ganância da diretoria do Sete, que resolveu vender os ingressos a 15 reais para os torcedores do time local e até 25 reais para os torcedores do Sport, time visitante. Mesmo assim, ainda gerou uma boa renda para o time alviverde de Garanhuns.
O gramado continua o mesmo, com milhares de "morrinhos artilheiros", que empilhados, bem que poderiam formar a "oitava colina" da cidade, já que Garanhuns também é cercada por suas sete colinas. Assim, a bola não conseguia rolar no campo e o jeito era dar passes curtos, ou então jogar no velho estilo inglês, de lançamento e bola aérea.
A torcida é uma das melhores partes, extremamente educada e receptiva, além de bem humorada, claro, como é típico do torcedor pernambucano. O pessoal do Santa e do Náutico sempre secando os jogadores do Sport, mas tudo isso sem brigas nem discussões mais acaloradas.
A estrutura do estádio Gigante do Agreste, boa. Mas o sistema de som, pelo amor de Deus! É uma desgraça! Mal dava para ouvir o que o locutor da rádio do estádio dizia. E pior foi no intervalo, quando começaram a tocar o hino do Sete. O hino é bonito, mas já imaginou ouvir uma canção por meio de uma caixa de som que só emitia zumbidos indecifráveis? Triste!
E o jogo: bom, foi uma "pelada" típica de campeonato estadual. Um futebol feio de se ver, tirando os gols da partida. Mas antes, falo do jogo.
O Sete, como mandante, teria que partir para cima do adversário. Mas o que aconteceu foi justamente o contrário. O time recuou, permitindo o avanço do Sport, que estava com sua formação completa, incluindo Ciro e Paulo Baier. Os dois desequilibraram no primeiro tempo e Ciro (que de perto parece muito com o Bob da "Família Dinossauro", marcou o primeiro gol leonino.
Incompetente e sem esquema tático, o Sete pouco fez, e o único jogador de qualidade do time, Nego Pai, pouco produziu. No único lance de perigo real que o Sete impôs, Nego Pai recebeu livre da parte esquerda da grande área e quando chutou, isolou a bola, que quase foi parar fora do estádio.
No segundo tempo, o Sport pouco produziu nos primeiros minutos. E o treinador Nelsinho Batista resolveu queimar suas duas alterações típicas. A primeira, tirando Ciro e colocando Vandinho, no ataque, e depois colocando Fumagalli, mas dessa vez não substituindo Paulo Baier, mas sim outro jogador, o atacante Wilson, que quase nada produziu no jogo.
Depois das alterações o Sport ficou mais ofensivo e teve muito mais volume de jogo. Até que, por volta dos 25 minutos, o Sport teve um gol anulado, o que animou o Sete a subir para o ataque, em busca do empate. Mas um time sem atacantes produtivos é inofensivo.
No entanto, o Sete ainda conseguiu impor perigo à meta defensiva do Sport, fazendo Magrão trabalhar um pouco mais no segundo tempo para assegurar a vitória.
Nelsinho então colocou o volante Andrade no lugar do lateral Moacir, na tentativa de definir a partida. Isso porque o volante entrou na partida para definir o jogo.
Ainda não tinha falado de Paulo Baier? Agora ele entra na história. O "Vovozinho", como os radialistas apelidaram o jogador, pouco fez em campo. Mas o pouco que fez, sempre foi importante para o time. Ele é, definitivamente, um jogador que dá um toque de qualidade maior ao passe, quando participa da jogada. Agora, pouco corre e não ajuda em nada na marcação. Já no ataque...
Aos 43 minutos da etapa final, Andrade se aproveitou dos espaços deixados pela defesa do Sete para avançar e tocar para Paulo Baier, que pôs fim à contagem da partida.
Final, Sport 2, Sete de Setembro 0.
Sport, rumo à vitória no 2º turno e ao título antecipado (o tetra e 40º da história) - 12 pontos
Sete de Setembro, cuidado com o rebaixamento - 2 pontos
E fim de papo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário