quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Alagoas é o estado brasileiro com maior índice de homicídios; Pernambuco está em terceiro.

Fonte: site Primeira Edição.

A taxa de homicídios no Brasil cresceu 32% em 15 anos, de 1992 a 2007, de acordo com a pesquisa IDS 2010 (Indicadores de Desenvolvimento Sustentável) divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2007, a média foi de 25,4 mortes para cada 100 mil habitantes, enquanto em 1992 o índice ficou em 19,2 mortes.

O Estado com a situação mais crítica foi Alagoas, com 59,5 homicídios para 100 mil pessoas. Espírito Santo ficou em segundo, com 53,3 homicídios por 100 mil, e Pernambuco ficou em terceiro no ranking do Estados com mais homicídios, com 53 mortes por 100 mil habitantes.

As menores taxas estavam em Santa Catarina (10,4), Piauí (12,4) e São Paulo, que passou de 28,5, em 2004, para 15,4, em 2007. Segundo o IBGE, a taxa de homicídios subiu de 1992 a 2004 e, a partir deste ano, teve uma tendência de queda até 2007.

Em relação às mortes por acidentes de transporte, o maior valor apareceu na região Centro-Oeste, que teve 44,8 mortes por 100 mil habitantes. A região Sul ficou em segundo lugar, com 43,2 mortes por 100 mil pessoas. A média brasileira para este tipo de morte foi de 20,3 por 100 mil, menos da metade das taxas no Centro-Oeste e no Sul. Os dados são de 2007.

O importante é dizer que, apesar do que os guias eleitorais e candidatos da situação dizem, a violência é um problema que está longe de ser resolvido nos estados mais violentos e com Pernambuco e Alagoas não é diferente. Portanto, eleitor amigo, não analise as propostas dos candidatos aos governos estadual e federal com relação à violência apenas isoladamente. Criar apenas ministérios ou secretarias para cuidar do assunto são medidas apenas de improviso, não devem atingir a raiz do problema.
Buscar mudar a nossa realidade social, abrindo-se a possibilidade de que nossas crianças e adolescentes possam ter acesso principalmente à educação, ao esporte e ao lazer são medidas que combatem a origem do problema, que parece estar longe de ser resolvido, já que o que vemos, na maioria dos programas de governo, são mais propostas do mesmo tipo: que somente será resolvida a violência no país com a aquisição de mais viaturas, mais delegacias e concursos para contratação de mais policiais. Isso tudo é importante? Sem dúvida. Mas, não atinge a raiz do problema, que tem como resultado que os dois estados vizinhos, Pernambuco e Alagoas, concentram duas das três maiores taxas de homicídios por 100 mil habitantes do país. Isso é muito grave e precisa de medidas efetivas, não de improviso, para ontem.
Pense bem antes de votar, sabendo, sempre, que seu voto é um só dentre muitos, mas que poderá mudar a realidade de uma sociedade inteira.
Boa tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário