segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Entre "mortos e feridos" pernambucanos e alagoanos estão a salvo no campeonato brasileiro da Série C

Depois de um sábado de confronto Pernambuco x Alagoas no brasileiro da Série B em que o Sport conseguiu vencer o Asa de Arapiraca por 2 a 0, tendo o Sport conseguido sua 11ª partida de invencibilidade na competição, este domingo de futebol continuou reservando boas emoções para duas torcidas dos dois estados. Salgueiro e CRB entraram em campo neste domingo com seus destinos indefinidos na competição nacional da Série C e viveram a tensão de estar ora na tranquilidade da permanência e até da classificação para a fase seguinte da competição, ora no calvário que seria o rebaixamento para a famigerada Série D, da qual torcedores de Santa Cruz, Central e CSA já conhecem suas dificuldades e aflições muito bem.
Na última rodada, Salgueiro e CRB haviam se enfrentado no sertão pernambucano e o time do interior precisava vencer, já que tinha apenas 5 pontos e, caso perdesse, estaria rebaixado para a quarta divisão. Mas, numa virada em um campeonato digna de comparação com outro time pernambucano que vivia há pouco tempo realidade semelhante na Série B, o Salgueiro conseguiu vencer o time alagoano por 3 a 0, continuando assim vivo na competição. E eis que hoje o desafio do time sertanejo era ainda maior: deveria vencer o Alecrim, em Natal, para continuar sonhando com a permanência na 3ª divisão. Enquanto isso, o CRB recebia, aqui em Maceió, o já classificado ABC-RN, que veio a campo com o nítido propósito de empatar a partida, ou mesmo de levá-la em "banho-maria". Mas, no final, apesar das muitas chances perdidas, a equipe de Alagoas conseguiu vencer e se manter na Série C, com um único gol marcado no segundo tempo. Mas bem que poderiam ter saído mais gols, dadas as oportunidades perdidas pela equipe alvirrubra. Enquanto isso, em Natal, o Salgueiro já vencia o Alecrim por 1 a 0 quando um problema em um disjuntor do estádio Machadão paralisou a partida por mais de 30 minutos, em uma daquelas já tão conhecidas manobras do time da casa que está perdendo para tentar "esfriar" o jogo e, assim, tentar mudar a sorte da partida. E essa era a expectativa da equipe potiguar, já que o jogo parou quando o time da casa tinha uma falta a seu favor. Quando o jogo retornou, o CRB já estava livre do rebaixamento, com o seu jogo encerrado e, se o resultado em Natal permanecesse daquela forma, o Salgueiro não só escaparia do rebaixamento mas estaria classificado para a fase seguinte e o Alecrim estaria rebaixado. Pois, quiseram então os "deuses do futebol" aprontar mais uma das suas: o Alecrim cobrou a falta sem sucesso e o Salgueiro, no contra-ataque, marcou o gol que sepultou qualquer expectativa do Alecrim. Placar final, 2 a 0 para o Salgueiro e a equipe pernambucana passa, pela primeira vez em sua história, à fase decisiva para o acesso à Série B de 2011.
Agora, com certeza, a parada será muito mais complicada, já que o Salgueiro enfrentará o Paysandu-PA, time com muito mais história e torcida, em jogos de ida e volta. Caso consiga passar por mais esse adversário, o Salgueiro poderá comemorar um feito inédito, o acesso à 2ª divisão do futebol brasileiro. E com a acomodação do Santa Cruz na 4ª divisão da competição nacional, o Salgueiro pode estar justamente ocupando um espaço que, em teoria, deveria ser da equipe coral. Mas, infelizmente para os tricolores e felizmente para os sertanejos pernambucanos, o futebol pode proporcionar essas emoções e até mesmo uma suposta democratização do esporte para todos os clubes, tendo maior ou menor tradição, maior ou menor torcida. Vamos ver até onde o Salgueiro irá chegar.
Já o CRB terá mais um ano de série C pela frente e o torcedor alagoano (parte dele, claro) torcerá para que, no ano que vem, não se repitam os mesmos problemas de estrutura do clube e do elenco que vêm se repetindo há anos na equipe de Maceió, que, assim como o Santa Cruz em Pernambuco, já deixou que uma equipe do interior ocupasse o seu espaço no cenário nacional, o Asa.
Com isso, logicamente, não estou aqui fazendo nenhuma menção a que os clubes da capital, por terem maior torcida, merecerem mais ou menos que os clubes menores, não necessariamente do interior, que possuem menor torcida. Apenas estes fatos demonstram que não basta ter torcida ou troféus na sala nobre da sede de um clube para se obter bons resultados em um campeonato. É necessário, sobretudo, comprometimento dos cartolas com o clube e com a sua torcida, além de muito planejamento, já que os escassos recursos financeiros são uma realidade para 99% dos clubes brasileiros, sejam eles grandes ou pequenos. E é justamente esse comprometimento dos dirigentes com seus clubes que tem faltado a essas, antes grandes equipes do futebol brasileiro que, hoje, decepcionam a cada temporada as suas torcidas. Esperemos que um dia isso mude, mas a curto prazo isso parece um sonho distante.
Boa sorte ao Salgueiro.
Boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário