quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Saiu a tabela oficial da Copa do Brasil: time de Alagoas já enfrentará o Flamengo na primeira fase.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou hoje a tabela completa da Copa do Brasil. Representando Pernambuco, os três grandes de Recife, Sport, Náutico e Santa Cruz tentarão melhor sorte no ano que vem e, ao menos na primeira fase, terão adversários teoricamente mais fracos.

O Sport enfrentará o Sampaio Corrêa, do Maranhão. O jogo de ida será no dia 24 de fevereiro, às 21 horas, no estádio Nhozinho Santos, em São Luis. Caso ocorra o jogo de volta, a partida será disputada na Ilha do Retiro no dia 2 de março, também às 21 horas. O Sport está numa das metades da tabela em que não há tantos times candidatos ao título, porém poderá encontrar logo nas oitavas-de-final com um recente rival: o Palmeiras. Caso vença o Sampaio Corrêa nesta primeira fase, o Sport enfrentará o vencedor de Santo André e Naviraiense do Mato Grosso do Sul. Do lado onde o Sport foi sorteado não há nenhum outro clube pernambucano.

Do outro lado da tabela estão Santa Cruz e Náutico. O Santa terá como adversário na primeira fase a equipe do Coríntians do Rio Grande do Norte. Os jogos serão disputados nos dias 23 de fevereiro em Caicó e 2 de março no Arruda. Caso se classifique, o Santa enfrentará o vencedor de Goiás e Vitória, do Espírito Santo. Em uma possível façanha dupla, Náutico e Santa Cruz só poderão se enfrentar numa possível semifinal.

No caso do Náutico, este enfrentará na primeira fase o Trem, do Amapá. Os jogos serão disputados nos dias 23 de fevereiro, no Amapá e 2 de março, nos Aflitos. Vencendo, o Náutico enfrentará o vencedor do confronto entre Portuguesa e Bangu.

Já os representantes alagoanos, ASA e Murici, terão adversários bem distintos na primeira fase da Copa do Brasil. O detalhe será que o atual campeão alagoano, o Murici, deverá mandar a partida na Copa do Brasil no estádio Rei Pelé, em Maceió, já que o estádio da cidade não tem condições de receber uma partida de nível nacional. Neste caso, acabou sendo uma boa notícia para boa parte dos maceioenses, que têm no Flamengo, arrisco eu a dizer, talvez a maior torcida de Alagoas, fenômeno que ocorre em boa parte dos estados nordestinos (ainda bem que em Pernambuco não é assim... já que quem vê meu blog já sabe para que time torço).

O Murici enfrentará o Flamengo no, talvez, jogo mais badalado da primeira fase. A primeira (e talvez única) partida desta fase será no dia 16 de fevereiro, às 22 horas no estádio Rei Pelé, em Maceió. Caso haja a partida de volta, esta será no dia 24 de fevereiro, no Engenhão. O vencedor deste confronto enfrentará o vencedor de Fortaleza e Fast, do Amazonas.

Já o ASA de Arapiraca terá (assim espero) melhor sorte na primeira fase. O seu adversário será o Horizonte, do Ceará. O primeiro jogo será no dia 16 de fevereiro, no estádio Horácio Sousa, no Ceará e a partida de volta será no dia 23 de fevereiro, no estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. O vencedor deste confronto enfrentará o vencedor do jogo entre Guarani e União Rondonópolis, do Mato Grosso. Caso siga até as oitavas-de-final, o "Fantasma" poderá enfrentar justamente o Flamengo, que poderá vir a ser o carrasco dos alagoanos na Copa do Brasil. Ou, se der zebra, poderá ser surpreendido novamente, tal como aconteceu com o Palmeiras em épocas bem anteriores ao sucesso pelo qual o ASA tem experimentado em sua primeira temporada como clube da série B.

Sou torcedor do Sport mas, em termos de Copa do Brasil, desejo toda sorte a todos os clubes nordestinos, para que possam, quem sabe, repetir em 2011 os feitos do Sport de 2008, único nordestino campeão do torneio, e Vitória, neste ano de 2010, que foi vice-campeão. Mas, ao mesmo tempo que desejo sorte a todos os nordestinos, espero que, antes de tudo, haja planejamento para a temporada, para que não se repitam os mesmos erros cometidos pelos mesmos times do Sport, que em 2009 quis só pensar na Libertadores e hoje amarga a Segundona e o Vitória, que neste mesmo ano que quase foi à Libertadores, acabou tendo o mesmo destino que o Sport.
Planejamento para todos os clubes em 2011, principalmente os do Nordeste. Está deverá ser a frase de ordem que desejo para todos os clubes, não só na Copa do Brasil, mas também no Campeonato Brasileiro.

Boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário