quarta-feira, 1 de junho de 2011

Seis clubes foram excluídos da segunda divisão do campeonato estadual. O Sete de Setembro é um deles.

O campeonato pernambucano da Série A-2, a segunda divisão do estadual, seria composto por quinze clubes. Porém, ontem a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) desclassificou seis destas equipes. O motivo pelo qual tal atitude foi tomada foi o descumprimento de uma das exigências regulamentares da competição, que determinava que até ontem, dia 31 de maio, fosse a data limite para a inscrição dos atletas que poderiam participar do campeonato. Os clubes desclassificados foram: Afogadense futebol clube, Flamengo Sport Clube (de Arcoverde), Íbis Sport clube, Sete de Setembro Esporte Clube e Serrano Futebol Clube. 


O campeonato começará oficialmente no próximo dia 5, a tabela já até estava pronta, mas terá de ser refeita em breve por conta desta desclassificação em massa de algumas das equipes participantes. Desta forma, restaram nove equipes que já participavam do certame, além de um novo clube, o Serra Talhada. Com isso, os dez clubes que tentarão uma vaga na divisão principal do futebol pernambucano para 2012 serão: Belo Jardim, Centro Limoeirense, Clube Atlético Pernambucano, de Camaragibe, Ferroviário Esporte Clube, do Cabo, Olinda Futebol Clube, Serra Talhada Futebol Clube, Sociedade Esportiva Futebol Clube, de Chã grande, Timbaúba Futebol Clube e Vera Cruz Futebol Clube.


Assim, os torcedores do Sete de Setembro terão que ficar um ano inteiro órfãos do seu time, que não jogará nenhuma partida oficial de nenhum campeonato profissional em 2011. É, no mínimo, uma notícia curiosa, dado que, alguns meses atrás o clube anunciou a eleição de uma nova diretoria que previa novos rumos para o clube garanhuense. Pelo jeito, será mais uma gestão do "mais do mesmo, por favor". Mais promessas e a mesma dura realidade para o clube do estádio Gigante do Agreste, que de gigante vai ficando cada vez mais sendo considerado apenas o nome.


Além do mais, é triste ver que, ano após ano, o futebol de Garanhuns tem sido cada vez mais desvalorizado, seja pelos empresários da cidade, que não patrocinam o clube, que nos últimos anos praticamente obteve todo o seu restrito apoio financeiro por parte da prefeitura da cidade, bem como dos próprios dirigentes do clube, que também não conseguem obter os investimentos necessários para as melhorias de estrutura e de elenco que o clube necessita. 


Agora, resta-nos aguardar as explicações da diretoria e torcer para que o Sete não tenha o mesmo destino que a AGA:  a desfiliação na Federação Pernambucana e o retorno ao amadorismo. É, sem dúvida, um dado triste a ser acrescentado a uma cidade que tem desenvolvido a ideia de que pode ser uma das sedes a receber as seleções participantes da Copa de 2014. Se isso ocorrer e, mais otimista que conscientemente, torço para que isso ocorra, com certeza não será pela nossa "tradição" em organização e estrutura dos clubes de nossa cidade, muito menos pelas condições no nosso maior estádio, que, desde que eu me entendo por gente, tem a parte das cadeiras, na parte  superior do estádio interditada por total falta de condições de ser ocupada, em virtude do risco de desabamento. 


Esta é a realidade do futebol de Garanhuns e do Sete de Setembro, que dificilmente será modificada, independente de Garanhuns ser ou não escolhida para fazer parte dos municípios de suporte à estrutura da Copa do Mundo. Isto é culpa da atual diretoria? Logicamente não. Mas, no mínimo, a diretoria atual deve explicações sobre esta desclassificação simplória do campeonato estadual da série A-2. Aguardemos o desfecho desta história.


Boa tarde a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário