terça-feira, 7 de junho de 2011

Parece que agora vai: SMTT dá primeiro passo rumo à licitação do transporte coletivo de Maceió.

A SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) de Maceió lançou hoje o edital que prevê a audiência pública com o objetivo de ouvir sugestões da população e empresas, diretamente interessadas ou não, na licitação que poderá proporcionar melhorias ao sistema de transporte coletivo de ônibus na capital alagoana. A audiência está marcada para o dia 8 de julho, no auditório da Faculdade Fits, no campus localizado na Avenida Gustavo Paiva, em Cruz das Almas. O horário será das 8 da manhã até a 1 da tarde e será presidida pelo superintendente Pinto de Luna.
Esta audiência pública consiste no primeiro passo para a confecção do edital de licitação para o ingresso de novas empresas e para a melhoria dos serviços prestados à população que (esperamos que assim seja) será melhor servida por mais linhas e pela maior quantidade de ônibus disponíveis. Lembrando que essa suposta "agilidade" da prefeitura só foi possível graças à decisão judicial proferida no dia 10 de maio passado, que prevê prazo rígido de 6 meses para que a prefeitura promova todo o processo de licitação, promessa da primeira campanha do prefeito Cícero Almeida em seu primeiro mandato, em 2004.
Mas, como nem tudo são flores neste processo, a demora do Judiciário em intimar a prefeitura da decisão do processo citado fez com que a SMTT ganhasse mais alguns dias para divulgar o primeiro edital, que prevê esta audiência pública. Esperamos, mas sem muito otimismo, que este tenha sido o último atraso neste processo, já que a população não pode mais esperar tanto tempo por ônibus nas paradas ao longo da cidade, além do que os gastos com transporte são significativos para a parte mais pobre da população. Então, sugestões de novos terminais integrados, além da inserção do sistema de bilhete único na cidade, além da manutenção dos benefícios da meia-entrada a quem de direito são sugestões mais do que bem-vindas para o início deste novo processo de licitação.
Quanto à audiência pública do dia 8 de julho, qualquer pessoa poderá falar ou ler texto preparado previamente pelo tempo de 5 minutos, podendo ser arguido pelos participantes da mesa diretora dos trabalhos. Portanto, quem tiver alguma sugestão, compareça ao evento e inscreva-se para participar ativamente das discussões, tomando sempre cuidado para não fugir à discussão do tema, já que o tempo da audiência é limitado e, provavelmente, o número de participações poderá ser restringido. Por isso, clareza e objetividade serão fundamentais para quem for expor suas ideias.
Acompanharemos o desenrolar destes acontecimentos.
Para leitura integral do texto, acesse o link http://www.smtt.maceio.al.gov.br/portal/edital/editalaudienciapublica012011.pdf
Boa tarde a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário