quarta-feira, 8 de junho de 2011

Os resultados da campanha de adoção de animais em Maceió

Os números divulgados pelo Centro de Controle de Zoonoses de Maceió relativos aos dois sábados de campanha de adoção de animais realizado no estacionamento do Shopping Pátio foram bastante positivos.
Nos dias 28/05 e 04/06, foram adotados 57 animais, filhotes e adultos, sendo 46 cachorros e 11 gatos.
Além das adoções, outro aspecto positivo foi a grande quantidade de visitantes que compareceu ao evento, sempre interessados em obter informações sobre a adoção e sobre o trabalho desenvolvido pelo órgão governamental em relação ao tratamento dado aos animais abandonados pela capital alagoana.
A partir de agora, os novos donos dos animais adotados passarão a ser acompanhados pelo centro de zoonoses que, ao completar seis meses da adoção, visitará cada uma das residências dos adotantes para proceder ao acompanhamento e às cirurgias de castração dos animais, a fim de evitar que a adoção acabe sendo ineficaz quanto à retirada dos animais das ruas, bem como em relação ao controle populacional destes animais na cidade.
Para tanto, nos dias de campanha, cada um dos adotantes fez um cadastro detalhado junto ao centro de zoonoses para que possam ser acompanhados periodicamente a respeito da adoção dos animais. Assim, garante-se que estes animais não sejam abandonados novamente.
É importante deixar aqui bem claro que o centro de zoonoses da prefeitura não é o órgão exclusivo do governo responsável pelo controle dos animais, em relação às doenças e ao acolhimento de animais abandonados. Porém, existem entidades não governamentais que também desenvolvem este trabalho aqui na capital e que podem atender, durante todo o ano, todos aqueles que estejam interessados em adotar um animal, como, por exemplo, o NEAFA, localizado bairro do Farol.
O centro de zoonoses, localizado nas proximidades da Forene e do Aeroporto, também pode receber as visitas dos interessados em adotar os animais recolhidos ao órgão, porém, a iniciativa em realizar as campanhas em pontos estratégicos da cidade deu tão certo que a prefeitura já pensa em realizar estes eventos periodicamente, de dois em dois meses, por exemplo. Então, é bom quem tiver interesse ficar sempre ligado para poder exercer este ato de cidadania e de apreço aos animais.
Vale sempre lembrar àqueles que poderiam criticar a quem defende a adoção de animais que, aqui, não defendo (e creio que ninguém defende) que os animais devam ter tratamento mais digno que o dado às pessoas, mesmo que seja em relação às nossas crianças miseráveis que vivem nas favelas ou nas ruas, desfavorecidas e abandonadas por suas famílias e pelo Estado. O que cobramos é, simplesmente, o dever de responsabilidade que o homem tem com esses animais, já que o tiramos, há milênios, de seu habitat natural para os domesticarmos e os criarmos segundo nossos interesses. Então, não podemos tratá-los hoje como meras mercadorias, mas sim como animais dignos de receberem o acolhimento básico de nossa parte, que não precisa ser o provimento de um carinho exacerbado, mas que seja, ao menos o provimento de um lar digno e de condições de alimentação e higiene básicos à sua vida, para que estes animais não fiquem vagando pelas ruas à mercê de agressões e de acidentes, tornando-se um risco tanto para eles como para nós, os que os abandonam e os que não têm muito a ver (aparentemente) com isso.
Boa tarde a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário