sábado, 20 de agosto de 2011

As chuvas de 2010 em Alagoas ainda são notícia no Jornal Nacional em agosto de 2011.

Ontem, Maceió foi novamente notícia nacional e, mais uma vez, como em outras já postadas aqui (veja a matéria anterior do JN no Ar que tratou da situação das maternidades de Maceió, que pouco mudou de lá para cá em http://joseclaudemir.blogspot.com/2011/04/situacao-caotica-das-maternidades-de.html.)
Desta vez, o problema mostrado pelo quadro JN no Ar, do Jornal Nacional, trouxe à tona o problema dos desabrigados das enchentes de junho de 2010 que até hoje continuam sem receber as casas prometidas pelo governo e que, enquanto alguns perderam a paciência e voltaram a morar em áreas de risco, a maioria ainda espera pelas casas morando em condições piores do que as de muitos acampamentos de refugiados de guerra mundo afora. Lamentável para todos nós e um calvário para quem vive naquelas condições.
Dadas as limitações de tempo da reportagem, provavelmente não houve condições de relatar a situação em todas as cidades atingidas pelas enchentes, já que apenas União dos Palmares, Branquinha e Santana do Mundaú foram mostradas pela reportagem. Porém, não podemos nos esquecer que, além destas, Rio Largo, São José da Lage e Murici também foram atingidas pelas enchentes em Alagoas e ainda não tiveram seus problemas resolvidos, assim como ocorreu nas cidades mostradas pelo telejornal.
É sempre bom também lembrar que este problema não é exclusivo de Alagoas. As cidades pernambucanas que foram atingidas pelas enchentes de 2010 sofrem com os problemas de estrutura e da não entrega das casas à população desabrigada da mesma forma que ocorre em Alagoas. Para refrescar nossa memória, postarei abaixo do vídeo de ontem a reportagem feita em maio passado sobre a situação da população de Pernambuco atingida na mesma época que a de Alagoas pelas enchentes.


Confira abaixo a reportagem sobre a situação de Alagoas, exibida ontem e em seguida a reportagem de maio, sobre a situação dos desabrigados de Pernambuco, que também não mudou muito de lá para cá:


Boa tarde a todos.

2 comentários:

  1. Um absurdo pensar que milhões são "investidos" em coisas banais quando ocorrem situações urgentes como essas!
    Aqui na minha cidade mesmo, foi feito um monumento na entrada, que além de ter custado muito dinheiro dos cofres públicos, ainda atrapalha a visibilidade dos motoristas.
    Melhor seria, se esse dinheiro tivesse sido usado para dar abrigo a essas pessoas, ou mesmo para acabar com a fome desse país.

    Ótima semana pra vc, xero.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável essa situação. Pior ainda é a população esperar por promessas de melhoria que nunca chega. Lembro-me do que aconteceu em Santa Catarinha a uns anos atrás. Até hoje a cidade de Blumenau ainda espera a ajuda prometida do governo. Vergonhoso.

    ResponderExcluir