sábado, 6 de agosto de 2011

Impressões do Festival de Inverno de Garanhuns - última parte - Virtuosi e outras atrações.

Depois de postar aqui minhas impressões sobre os diferentes palcos do FIG, nesta última postagem dividirei os assuntos em três partes: a dos comentários a mais uma edição do Virtuosi na Serra, que ocorreu na Catedral de Santo Antônio, às atrações do teatro e do cinema ligados ao Festival de Inverno e as exposições e atrações trazidas pelo SESC, que também fizeram parte do FIG e, no caso das exposições, se estendem até a momentos posteriores aos do Festival. Sendo assim, confira abaixo os comentários:

Virtuosi na Serra

Este não é o único evento ligado à música erudita do Festival de Inverno de Garanhuns, porém é, sem dúvida, o mais importante. Pelo sétimo ano consecutivo, o Virtuosi deu sequência às apresentações de música erudita que começaram ainda na primeira semana, desde o dia 15/07, na Igreja Matriz de Santo Antônio, com o Conservatório de Pernambuco, que trouxe atrações como o grupo Allegretto e o Octeto Brasilis. Para quem conhece, nem é preciso mencionar isso, mas para quem não conhece, vale sempre lembrar que o local do evento, em Garanhuns, nada tem a ver com música de uma ou outra religião e que a escolha do local para as apresentações leva sempre em consideração as questões de localização, acústica, além da própria história de acolhimento deste tipo de músico na Catedral, que permitiu, desde os anos 90, que a tradição de trazer atrações de música erudita, como as apresentações memoráveis das bandas da polícia militar e do exército, além de apresentações de música propriamente erudita pudesse ser construída em Garanhuns. As apresentações não eram realizadas na época do Festival, mas em momentos não definidos ao longo do ano, sempre após as missas ou, em muitos casos, a própria igreja abria suas portas em dias em que não havia missa para receber estas atrações.
Esta tradição foi, então, acrescentada ao FIG, que, junto com o Virtuosi, movimento que tem origem em Recife e que, durante o inverno, visita cidades como Gravatá e Garanhuns com seus convidados nacionais e internacionais, torna as apresentações ainda mais interessantes para quem aprecia a música erudita, que, a cada ano, prova cada vez mais ser um estilo popular que elitista, graças ao bom público que sempre aparece para prestigiar as apresentações em Garanhuns, quase sempre lotando os lugares disponíveis na Catedral.
Quanto aos músicos do Virtuosi, não há como não tecer elogios a todos eles. São sempre performances memoráveis e que nos fazem literalmente viajar e conceber as épocas em que as composições foram feitas. É muito bom ouvir a harmonia de todos os instrumentos, em apresentações da orquestra regida pelo maestro e diretor artístico do evento, o "chileno de nascimento e brasileiro de coração" Rafael García, como também é muito interessante ouvir os sons das apresentações dos instrumentos tocados de uma forma que beira à perfeição, tocados por pianistas como a simpática coreana Jihye Chang e o ucraniano Volodymyr Vynnytsky, o violino daquele que sempre tem presença garantida no Virtuosi, o filipino Benjamin Sung, além da maravilhosa soprano paraense Adriane Queiroz, que com sua maravilhosa interpretação tornou a sua apresentação, junto à orquestra dos "virtuosi" sem dúvida inesquecível.
É pena que o Virtuosi não fica por muito tempo no Festival de Inverno. Apenas começa na terça, dia 19 e termina na sexta, dia 22. Infelizmente, tantas boas atrações poderiam ser mais bem aproveitadas, já que, ao longo destes sete anos, já há como dizer que o Virtuosi já tem seu público cativo em Garanhuns. E não é só por este motivo que o Virtuosi deveria ser estendido, mas também porque, além das apresentações, os artistas poderiam ser aproveitados para ministrar pequenos cursos ou oficinas junto a músicos que já tivessem alguma formação ou que estivessem em início de carreira, pois seria uma oportunidade inestimável de aquisição de conhecimento, através da experiência junto a tantos músicos consagrados no cenário da música erudita mundial. Isto ocorreu em Gravatá, dias antes do FIG, como o próprio Rafael García fazia questão de mencionar, com orgulho, antes de cada dia de apresentações e poderia ser mais uma opção dentre as muitas oficinas que o FIG já oferece.
Sem dúvida, a presença do Virtuosi em Garanhuns é sempre um privilégio para quem assiste, de poder ver o que há de melhor na música erudita internacional sendo apresentado tão próximo de todos nós, além de ser acessível a todos, com apresentações à tarde e à noite. Todos os anos tento ir ao máximo de apresentações possível e esse ano consegui ir a três dos quatro dias. Confesso que me arrependi de não poder ter ido ao dia que não fui, pois estou certo que perdi muito. É uma atração que recomendo, pois vale muitíssimo a pena, já virei fã de todos eles, com certeza, não só pela qualidade da música, mas também pela simplicidade e pelo bom tratamento dado ao público por estes músicos, conduta que falta em muitos músicos e artistas brasileiros, com certeza. Quem for a Garanhuns no próximo Festival não deixe de conferir o Virtuosi na Serra e quem for a Recife durante o ano, pode também buscar informações sobre as apresentações regulares do projeto Virtuosi e outros correlacionados, como a Orquestra Jovem de Pernambuco, por exemplo.
A título de registro, vale também destacar que, no último dia do FIG, 23, a Orquestra formada pelos meninos do bairro do Coque, em Recife, se apresentou à tarde na Catedral e foi também uma apresentação bastante interessante.

Palco Cultural Popular - Avenida Santo Antônio

Este palco sempre é uma atração interessante e que deixa o Centro de Garanhuns sempre com um aspecto diferente da rotina de todos os dias normais. As atrações de música pernambucana, como o maracatu, o coco de roda, o reizado, o frevo, o cavalo marinho e tantos outros ritmos marcou os dias de apresentação e, ainda, há o cortejo dos grupos populares, que saem do Palco Popular desfilando pelas principais vias da cidade, animando quem estava mais longe dos palcos fixos do Festival. O problema é só o trânsito, que fica congestionado quando um grupo tem que sair do palco para desfilar, mas quem vive o Festival tem que ter um pouco de paciência mesmo com os engarrafamentos, que não só causados pelos desfiles, já que a cidade literalmente "incha" com  os turistas que visitam a cidade. As apresentações com cortejos aconteciam principalmente no final da manhã e no início da tarde e as apresentações no palco ocorriam sempre às 11 da manhã e no final da tarde ou início da noite.

Atrações do SESC - apresentações e exposições

Como foi divulgado por vários meios de comunicação, inclusive por este blog, o SESC também trouxe muitas atrações ao FIG. Apesar de não fazer parte do que podemos chamar de "circuito oficial", o SESC sempre é uma boa alternativa para quem quer ver e ouvir algo a mais do que é oferecido pela Fundarpe. Sempre trazendo atrações variadas, de vários estilos culturais, o SESC oferece sempre algo interessante para ser visto durante cada uma das edições do FIG.
Neste ano, ainda pode-se destacar a melhoria na própria estrutura do prédio que abriga o SESC, que ficou bem mais amplo e confortável e, pelo jeito, com a obra terminada, espero que já no ano que vem seja possível desfrutar de ainda mais atrações oferecidas pela entidade. Neste ano, devido à falta de tempo, pois estava ou dormindo até tarde, aproveitando o frio, ou porque estava nos outros polos do Festival, acabei não vendo muitas apresentações musicais, mas ainda aproveitei para dar uma olhada nas exposições que lá estavam e que ainda permanecem por este mês de agosto em Garanhuns.
Uma ótima opção é conferir (é porque vai ficar em Garanhuns até o fim de agosto, então, quem estiver em Garanhuns por estes dias dê uma passada por lá) a exposição "Olhares sobre Lilith", baseado no livro "As filhas de Lilith", da poetisa Cida Pedrosa. A exposição é interessante porque não somente está relacionada à leitura dos poemas que, por si só já tornaria a exposição interessante, mas porque os 26 poemas, em que a poetisa separa cada letra do alfabeto para contar uma estória contemporânea de uma mulher que tenha um nome iniciado pela letra, desde Angélica até Zenaide, são transformados em filmes curta-metragem que ilustram qual foi a intenção da autora em retratar estes poemas que tratam da vida real e de um mundo marcado cada vez mais pela afirmação das mulheres em uma sociedade historicamente opressora da liberdade feminina. A classificação etária é de 18 anos.
Além disso, as outras exposições da galeria de artes Ronaldo White (que faz parte da estrutura física do SESC), como a muito interessante "Epílogo 2"  também são de encher os olhos. Tanto no térreo quanto no primeiro andar da galeria, é possível ver uma série de obras e de quadros que promovem uma profusão de sensações em quem os vê. Além disso, a marca deixada na parede lateral, na parte de cima, feita com um material orgânico comum, mas que eu mesmo nunca tinha sabido de sua utilidade nas artes é, no mínimo, algo inovador. O que será? Bom, quem for ao SESC Garanhuns verá o que é e saberá dos curadores da exposição de que material é feita a "escultura". É, sem dúvida, outra boa opção para quem visitar o SESC agora em agosto em Garanhuns.
O SESC Garanhuns fica na Rua Manoel Clemente, Centro, próximo à Igreja Matriz de Santo Antônio e ao Parque Pau Pombo e as exposições estão na galeria Ronaldo White até o dia 31 de agosto.

Com isto, espero ter dado nem que seja uma pequena contribuição para divulgar este grandioso evento que, sem dúvida, deve encher de orgulho a todos aqueles que vivem ou que têm Garanhuns no coração. Claro que faltou escrever sobre os filmes temáticos em exibição no cinema, ou das peças de teatro, mas, nestes casos, preferi não comentá-los porque não os vi. Para não ser injusto ou ficar apenas no "achismo", pensei que fosse melhor não me referir a eles. Infelizmente não pude ver porque são tantas atrações que cada um faz suas escolhas pelas atrações mais convenientes ao horário livre e à disponibilidade de ingressos, como nos casos dos dois polos de cinema e teatro e este talvez foi um dos motivos pelos quais acabei não indo assistir a nenhum filme e nenhuma peça. Espero poder ir a estas atrações no ano que vem.
Mais uma vez fico aqui no aguardo de comentários, críticas e sugestões, além dos acréscimos de informações de quem se interessar em completar alguma coisa que faltei escrever aqui. Estou sempre à disposição.
Boa tarde e bom  fim de semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário