terça-feira, 4 de outubro de 2011

Semana que vem começará a construção da UTI do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns.


O Hospítal Regional Dom Moura em Garanhuns vai ganhar 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). As obras começam na próxima segunda-feira, dia 10, com prazo de conclusão previsto para o início de 2012.

A unidade de saúde atende por volta de 12 mil pacientes por mês vindos de mais de 20 municípios do Agreste Meridional. De acordo com a diretora do hospital, Emília Pessoa, cerca de 300 destes atendimentos envolvem acidentes, principalmente os de moto. “Todo mês nós atendemos cerca de 180 acidentes graves de moto e na maioria dos casos as vítimas  apresentam traumatismo craniano. O que acontece hoje é que esses pacientes precisam ser transferidos para outras unidades, para receber o atendimento numa estrutura de UTI, aumentando as chances de vir a óbito ou apresentar sequelas. Com a construção da UTI, vamos ter um atendimento mais humanizado e com qualidade", afirma Emilia Pessoa.  

A diretora ressalta também que as obras já fazem parte do plano do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, de transformar o Hospital Dom Moura em um Hospital Escola. “Hoje nós já temos uma residência multiprofissional instalada na unidade, que deve abrir mais vagas no próximo ano. E também já fomos informados pelo secretário de saúde que teremos vagas para a residência médica. Serão oito vagas: duas para clínica médica, duas para clínica cirúrgica, duas para pediatria e duas para gineco-obstetrícia.”

Fonte: informações da jornalista garanhuense Jacqueline Menezes.


Esta construção dos leitos de UTI é, sem dúvida, aguardada com ansiedade há muito tempo pela população de Garanhuns e região, afinal de contas, já estava mais do que na hora de se estabelecer condições melhores de atendimento aos pacientes em estado grave que são recebidos pelo Hospital Dom Moura e que, até hoje, têm de ser deslocados para hospitais mais bem equipados em Caruaru ou mesmo em Recife, fato que superlota estes hospitais que já possuem demanda acima da capacidade normal e que ainda têm que receber pacientes de localidades que deveriam oferecer condições de pronto-atendimento e de atendimento de urgência para os casos mais graves. Além do mais, a vinda da Faculdade de Medicina da UPE (Universidade de Pernambuco) aparenta ser um fato preponderante para a instalação dos leitos da UTI, já que será necessária ao desenvolvimento dos estudos e das práticas aos alunos e médicos residentes, como também poderá servir, quando começar a funcionar, aos estudantes da FAMEG (Faculdade de Medicina de Garanhuns), caso a faculdade particular venha, no futuro, a assinar algum convênio com a diretoria do hospital.
 
Portanto, é uma ótima notícia para Garanhuns e região que esperavam há muito por esta solução tão prometida e, até hoje, nunca cumprida pelos governantes que já passaram pelo Palácio do Campo das Princesas. Espero muito que, dessa vez, Garanhuns e região possam realmente ser beneficiadas com esta obra, fundamental para garantir um serviço de saúde mais eficiente principalmente à população mais carente, que não pode pagar por um plano de saúde e que não pode ser atendida pelos hospitais particulares da cidade.
Boa tarde a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário