quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Operação tolerância zero tem resultados apresentados pelas polícias civil e militar em Garanhuns.

Informações trazidas pela jornalista Jacqueline Menezes, com adaptações.


Dando continuidade aos trabalhos da Operação Tolerância Zero das polícias civil e militar de Garanhuns, mais nove pessoas foram presas na madrugada deste dia 24. Os 130 policiais civis e militares envolvidos na operação cumpriram nove mandados de prisão provisória e 11 de busca e apreensão.


A Operação Tolerância Zero é um trabalho de parceria das polícias civil e militar em Garanhuns. As investigações começaram em junho e desde então foram presas, ao todo, 18 pessoas, todas elas com envolvimento em crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e comércio ilegal de armas e
munição.  Entre elas, o destaque tem sido dado à crescente participação de mulheres, que em razão dos companheiros estarem recolhidos em unidades prisionais assumiram um importante papel no gerenciamento do negócio do tráfico.

Durante a operação de hoje a polícia também apreendeu 02 revólveres calibres 32 e 38 e munição. A operação também teve como alvo os presídios de Caruaru, Limoeiro, Pesqueira, Garanhuns e Arcoverde. De acordo com o delegado Antônio Rezende, um dos coordenadores da operação, alguns dos chefes do tráfico atuam de dentro das unidades prisionais. Na varredura que contou com o apoio das equipes desses
presídios foram apreendidos: 216 pedras de crack, no município de Arcoverde, 12 papelotes de maconha, no município de Pesqueira, 30 papelotes de maconha, no município de Caruaru, 250 g da maconha, também em Caruaru, 32 aparelhos celulares (sendo 05 em Arcoverde, 02 em Pesqueira, 18 em Caruaru, 04 em Garanhuns e 03 em Limoeiro), 02 facas, em Caruaru e 3 chips (sendo um em Pesqueira e dois em Limoeiro).

Nomes dos suspeitos presos hoje: Lindinalva Vicente de Santana (Nalva) – agricultora – 26 anos
Givanilda Silva de Santana (Giva) –  28 anos, diarista (irmã de Nalva)
Manoel da Silva Barros (Mané) – agricultor – 31 anos (companheiro de Giva)
Jucicléia Ferreira Lino (Kelly) – agricultora – 26 anos
Márcia Maria da Silva Ferreira – agricultora – 23 anos (irmã de Kelly)
Ednaldo Lopes de Lima (Neném) – ajudante de depósito – 24 anos
José Carlos da Silva Mendes (Zé Gay) – abatedor de galinhas – 40 anos
Josivânia dos Santos (Vânia) – idade não revelada
Cícero dos Santos Camilo – vendedor de autos – 36 anos


Realmente, alguma coisa precisava ser feita no Agreste pernambucano, já que a região está incluída na rota de passagem do tráfico de drogas, devido às constantes apreensões de crack e outros tipos de entorpecentes que têm sido notícia nas últimas semanas, principalmente em Garanhuns. É evidente que o problema do tráfico de drogas não se resolverá apenas com apreensões de drogas mas, ao menos, estas operações, se mantidas, já serão um bom começo no sentido de aumentar a fiscalização com o intuito de inibir a ação destas quadrilhas, que, com certeza, ainda têm seus chefes agindo mesmo depois de presos, o que é um fenômeno endêmico em todo o país. Espero que mais destas operações sejam realizadas periodicamente, para tentar diminuir a incidência do tráfico de drogas na, até então, tranquila região do agreste de Pernambuco.
Boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário