sábado, 19 de novembro de 2011

Universidade Federal de Alagoas está com inscrições abertas para alunos que queiram requerer transferência e reopção de curso.

Fontes: sites ufal.edu.br e tudonahora.uol.com.br
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) está com inscrições abertas até o dia 28 de novembro para aqueles que tenham interesse em requerer a transferência ou a reopção de curso. As vagas estarão disponíveis nos campi de Maceió e Arapiraca. 
No total, são 1.242 vagas oferecidas para o próximo período, 2012.1.. Destas, serão destinadas à transferência e à reopção, em cursos das mais variadas áreas oferecidas pela universidade. 
Para o Campus de Maceió, A. C. Simões, são ao todo 490 vagas oferecidas para transferência, conforme o edital de nº 76. Existem vagas oferecidas em praticamente todos os cursos, bem como para os cursos de bacharelado e licenciatura, tanto diurnos quanto noturnos. As vagas também variam de acordo com o período semestral ofertado. Por exemplo, no curso de Direito são 17 vagas disponíveis, sendo 13 para o diurno e 4 para o noturno. No diurno, são ofertadas 5 vagas para o 4º Período, 2 vagas para o 5º período e 6 vagas para o 9º Período. Já no noturno, estão sendo oferecidas todas as 4 vagas para o 5º Período. Assim também ocorre em relação aos demais cursos, que aqui somente me refiro à oferta total de vagas para alguns dos do Campus Maceió: Administração, com 17 vagas; Arquitetura, também 17 vagas; Biologia, com 25 vagas; Direito, com 17 vagas; Educação Física, com 24 vagas; Engenharia Ambiental, com 15 vagas; Engenharia Química, com 11 vagas; Física, com 33 vagas; Geografia, com 38 vagas; Letras, com 39 vagas; Matemática, com 12 vagas; Medicina, com 02 vagas; Odontologia, com 03 vagas e Zootecnia, com 15 vagas. 
No Campus Arapiraca, há 134 vagas disponíveis para transferência, sendo 15 para Agronomia, 6 para Arquitetura, 3 para Ciência da Computação, 13 para Engenharia de Pesca, 5 para Enfermagem, 15 para Turismo, entre outros.
Os interessados deverão comparecer ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), no prédio da reitoria, no Campus A. C. Simões, em Maceió, no horário entre as 8h e as 12h (manhã) e das 1h às 5h (tarde). Em Arapiraca, as inscrições serão feitas nos mesmos horários, no Campus localizado na Avenida Manoel Severino Barbosa, s/n, Bom Sucesso.
Os candidatos poderão concorrer à vaga no curso pretendido se estiverem regularmente matriculados neste ano de 2011 na instituição superior de origem. Além da documentação exigida, também deverão comprovar o pagamento de boleto no valor R$ 50,00, que só será liberado depois de conferidos os documentos. A documentação exigida é a seguinte:  1) documento que certifique o vínculo atual do requerente (regularmente matriculado ou com o curso trancado) com a Instituição de Ensino Superior (IES) de origem; 2) histórico escolar completo do requerente, fornecido pela IES de origem discriminado por semestre/ano letivo contendo coeficiente de rendimento, além dos resultados obtidos em todas as disciplinas nas quais efetuou matrícula. (fotocópia autenticada); 3) documento contendo o ano de realização e os resultados obtidos no Concurso Vestibular, ou processo seletivo equivalente; 4) programa, detalhado, de todas as disciplinas cursadas com aprovação e das disciplinas nas quais o requerente esteja matriculado no semestre em curso, contendo, inclusive, carga horária e período de aplicação; 5) descrição do processo de apuração do rendimento escolar utilizado na IES de origem; 6) comprovante da autorização ou reconhecimento do Curso Superior de origem; 7) requerimento, conforme modelo existente no DRCA/UFAL.
A forma de escolha dos alunos que poderão preencher as vagas ociosas, além da parte relativa aos documentos também será feita com base em uma prova de seleção a ser aplicada segundo determinação de cada unidade acadêmica com assuntos a serem escolhidos de acordo com cada área relativa ao curso requerido. As informações mais detalhadas sobre o conteúdo, pontuação mínima e data da prova constam de cada edital.
Para maiores informações sobre os editais de reopção e transferência, acesse o link abaixo e consulte o edital que se enquadra na sua opção. Os editais referentes às vagas ofertadas para transferência são os de número 76 (Maceió) e 78 (Arapiraca). Os demais são de reopção. Há ainda o edital geral do Programa ANDIFES de mobilidade acadêmica de 2012 que estabelece as diretrizes gerais para as transferências de alunos de cursos superiores:

Bom dia a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário