sábado, 31 de março de 2012

Algumas boas notícias que saíram recentemente sobre Garanhuns.

Para encerrar o mês de março, posto aqui algumas boas notícias que saíram nestes últimos dias sobre Garanhuns. Confira abaixo:

1. Rede Cencosud já tem data e local para inauguração em Garanhuns

A Rede Cencosud já é bem conhecida, principalmente pelos sergipanos e alagoanos, mas com outro nome: G Barbosa. A rede chilena que adquiriu a, antes sergipana G Barbosa está implantando um bom projeto de expansão de suas lojas para as cidades pernambucanas. Os primeiros hipermercados foram instalados, em Pernambuco, nas cidades de Petrolina e de Olinda, no ano passado. Quando estas lojas foram inauguradas, perguntei via twitter a quem responde pelo twitter do G Barbosa sobre a possibilidade de instalação em outras cidades do estado, e indiquei a esta pessoa a cidade de Garanhuns como uma boa opção. A resposta veio de forma lacônica, mas já indicava ao menos algumas boas intenções da empresa para a cidade das flores: "aguarde, pois em breve iremos trazer novidades do G Barbosa em Pernambuco". E eis que surge esta boa notícia para Garanhuns. As obras de construção do primeiro Hiper G Barbosa devem começar em breve e a primeira loja ficará ao lado do futuro Shopping Center Garanhuns, que teve suas obras finalmente iniciadas no final do mês passado. Como a estrutura das unidades do G Barbosa são mais simples que a estrutura do Shopping, a previsão de entrega da primeira unidade do G Barbosa pronta será para daqui a seis ou sete meses, ou seja, daqui para o final do ano Garanhuns já contará com outra opção que saia do oligopólio formado pelo Bonanza e pelo Todo Dia (Walmart), trazendo o primeiro hipermercado de verdade para Garanhuns.
Espero que com este investimento outras grandes empresas, tais como o próprio Walmart (Bompreço), Pão de Açúcar (Extra), bem como outras grandes redes varejistas pernambucanas voltem seus olhos para Garanhuns e para o potencial de consumo que possui o agreste meridional pernambucano.

2. Garanhuns se prepara para mais uma edição do espetáculo Jesus Alegria dos Homens

Como foi postado aqui neste blog no ano passado (veja em: http://joseclaudemir.blogspot.com.br/2011/04/garanhuns-foi-boa-noticia-no-jornal.html) Garanhuns é uma das quatro cidades pernambucanas que fazem parte do chamado Roteiro das Paixões, pelos espetáculos produzidos que atraem turistas de várias partes para as cidades de Garanhuns, Caruaru, Recife e Brejo da Madre de Deus (onde está o mais famoso dos espetáculos, em Nova Jerusalém, no distrito de Fazenda Nova). Na edição deste ano do espetáculo Jesus Alegria dos Homens, algumas novidades serão apresentadas ao público. Serão dois novos cenários, um para a cena dos sacerdotes e outro para a cena do templo dos vendilhões. A 22ª edição do espetáculo será encenada entre os dias 4 e 7 de abril, à noite, no alto do Magano, em Garanhuns. Serão cerca de 200 atores e figurantes que participarão do espetáculo e será uma ótima opção para quem for passar o feriado da páscoa na cidade das flores.

3.  22ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns já tem data definida

Desta vez a Fundarpe prometeu e cumpriu (ainda bem): a edição de 2012 do Festival de Inverno de Garanhuns deverá ser melhor organizada neste ano, pois a divulgação de datas e editais foi feita com bastante antecedência em relação às edições passadas, que eram estruturadas praticamente às vésperas da data de início do evento. Deste modo, em 2012 o FIG será realizado entre os dias 12 e 21 de julho. Esta divulgação antecipada é boa para todo mundo:  para o próprio governo do estado, que já pode se livrar (ao menos a princípio) da eterna fama de atuar sempre de forma desorganizada e desvinculada das aspirações de quem vivencia o festival de perto, ou seja, da população de Garanhuns, é bom também para o povo da cidade, já que todos terão mais tempo para se preparar e para se organizar para o aumento da demanda por produtos e serviços que ocorre nos 9 dias do FIG, além dos turistas, que já podem começar a providenciar com antecedência a reserva para os hotéis ou mesmo o aluguel de alguma casa das muitas que são ofertadas durante o mês de julho. Mas não é só isso. O FIG 2012 trará algumas novidades já antecipadas pela Fundarpe.
A primeira delas é a separação dos palcos Pop e Forró, ambos até o ano passado localizados no Parque Euclides Dourado, o parque dos eucaliptos. Devido ao grande número de pessoas que lotou o palco Forró principalmente no encerramento das duas últimas edições, tornando praticamente inviável o acesso ao parque na última noite do FIG, a ideia agora é, ao que parece, a de manter o palco Forró no parque e o palco Pop deverá ser colocado em outro lugar. Sugestões não faltam, mas em alguns blogs, postagens e fóruns de discussão de Garanhuns tem sido mencionada uma interessante opção para o palco Pop: o castelo de João Capão. Penso que, neste caso, o único problema seria o acesso ao local, já que não há linhas regulares de ônibus para aquela parte da cidade, o que deve, desde já se for o caso, ser bem pensado pela prefeitura de Garanhuns. Além disso, a Fundarpe estuda a possibilidade de que atrações internacionais possam ser incluídas na programação oficial do FIG. Esta seria uma inovação interessante e rara na história do Festival pois, desde a vinda de Pato Banton, não me recordo de nenhuma outra atração internacional ao longo destas duas décadas de história do FIG. Agora, espero que sejam atrações que não desvirtuem o caráter multicultural do evento, então estas atrações devem ser muito bem pensadas antes de serem incluídas na programação, principalmente no caso do palco principal da Esplanada Guadalajara. Lembrando que, todos os anos, o FIG já conta com uma boa programação internacional, no caso das atrações trazidas pelo Virtuosi na Serra, que sempre são muito bem recebidas pelo público de Garanhuns e pelos turistas que os prestigiam lá na Catedral de Santo Antônio.
Outra mudança importante prometida pela Fundarpe é a ampliação do espaço destinado ao circo, já que a procura no ano passado pelas atrações foi bem maior que o pequeno espaço oferecido ao público. Esta ampliação, na verdade, já era uma reivindicação antiga de quem frequenta aquele espaço no FIG.
Além dessas mudanças, a Fundarpe prometeu divulgar, ainda no final de maio, a programação completa do festival e, ainda em abril (provavelmente até o dia 10), deve ser divulgado o edital de convocação, aberto a todo o país, para a seleção das atrações que vão compor a programação de todos os palcos do evento, para que a decisão final possa ser divulgada no final de maio ou início de junho. Ponto para o governo do estado e para a Fundarpe que, depois de anos e anos de críticas, parece que, finalmente entendeu que, para organizar um evento da importância do Festival de Inverno de Garanhuns, é preciso também levar em consideração o que as pessoas de Garanhuns têm a dizer sobre o festival que é realizado na cidade e que não é, definitivamente, apenas sediado em nossa cidade. Desejo realmente que esta postura do governo e da Fundarpe seja mantida a partir de agora em relação ao FIG e que não seja apenas uma forma mais cordial de tratamento a Garanhuns em virtude do cenário (ainda) incerto quanto à definição de quem seja o sucessor do prefeito Luis Carlos na prefeitura da mais importante cidade do agreste meridional.

Bem que gostaria de postar aqui uma quarta notícia que seria maravilhosa se fosse verdadeira: "praças Irmãos Miranda, Dom Moura e Tavares Correia são entregues totalmente reformadas pela prefeitura". Mas, infelizmente, esta notícia está longe de ser verdadeira, já que as três praças da cidade estão com suas obras praticamente paralisadas em virtude do bloqueio de verbas que a Caixa Econômica Federal já deveria ter liberado há tempos para a prefeitura, porém ainda estão retidas devido a vistorias que já foram realizadas mas que ainda não tiveram seus resultados devidamente atualizados pela instituição bancária. Com isso, os tapumes que cobrem parte ou até mesmo todas estas praças vão se incorporando ao cotidiano da população, prejudicando aos comerciantes das áreas próximas, bem como ao turismo da cidade, que deixa sempre as praças bastante feias para uma boa foto, além de manchar a já não tão boa imagem da administração municipal, que parece que vai acabar se despedindo com uma cidade repleta de tapumes por várias partes da cidade. Infelizmente nem tudo são flores em Garanhuns.

Boa tarde a todos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário