sexta-feira, 3 de julho de 2009

Programação completa do Festival de Inverno de Garanhuns - edição 2009

Algumas mudanças na primeira versão da programação puderam ser vistas. A principal delas foi a troca da atração que fechará o 19º FIG: no lugar de Zeca Pagodinho, quem cantará será o "salve simpatia" Jorge Ben Jor.

Confira a programação oficial do 19º FIG, que não só se resume aos shows na Praça Guadalajara:
Fonte: site pe360graus.

PRAÇA GUADALAJARA

Após a noite de abertura, na quinta-feira (16), quando haverá a homenagem ao músico Toinho Alves com Quinteto Violado e o Coral de Aboios de Serrita, o cantor Lenine retorna ao Festival de Inverno, na sexta-feira (17), para a apresentação do seu mais novo trabalho, o disco Labiata. A 2ª noite também contará com as apresentações de Leo Noronha, Lula Queiroga e da cantora carioca Fernanda Abreu.

O sábado (18) contará com as apresentações de Alexandre Revoredo, do grupo Mombojó, da banda Cachorro Grande e da cantora Rita Lee.

No domingo (19), o festival conta com as apresentações de Aldejan, Silvério Pessoa, além de um encontro de artistas dedicados à efervescência do frevo, com o projeto Astros e Estrelas do Carnaval, com as participações da Orquestra Popular do Recife, Claudionor Germano, Kelly Benevides, Expedito Baracho, Getúlio Cavalcanti, Nonô Germano, Coral Edgar Moraes, Beto Ortiz e o Bloco da Saudade. O show de encerramento da noite ficará por conta do músico Moraes Moreira, que tocará frevos no seu repertório.

A noite da segunda-feira (20), dedicada à música romântica, terá Odair José e Paulo Diniz, além das apresentações da Orquestra Nostalgia e de Sílvia Machete.

Na terça-feira (21), o festival faz sua reverência à jovem guarda, com a presença de Wanderléa. Na mesma noite, também se apresenta a banda Del Rey, com releituras pops dos sucessos de Roberto Carlos, além da cantora Edilza e da Banda Flash.

Já a noite de quarta-feira (22), será exclusivamente pernambucana e contará com as apresentações do grupo Moendas de Pernambuco, dos Matingueiros, de Geraldo Maia e do Cordel do Fogo Encantado.

Na quinta-feira (23), o festival homenageia os 15 anos do disco Da Lama ao Caos, com a apresentação da banda Nação Zumbi. A banda recebe no palco grandes nomes da música nacional como Otto, Fred 04, BNegão, Edgar Scandurra e Arnaldo Antunes. Também farão show neste mesmo dia, o Terreiro Cibernético, a banda Cabruêra e a Orquestra Contemporânea de Olinda.

Na sexta (24), o grupo O Rappa encerra a noite, que será aberta com os shows de Os Valvulados, Andrea Amorim e Faces do Subúrbio.

A noite de encerramento do festival (25) terá o samba-rock da banda Mundo Livre S.A., comemorando 25 anos de carreira ao lado de Otto e da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. Também se apresentam na mesma noite a cantora Michelly dos Anjos e Di Melo. Quem encerra a programação do festival é o cantor Jorge Ben Jor.

PARQUE EUCLIDES DOURADO

Logo na entrada principal do parque Euclides Dourado, o visitante poderá conferir a Esfera Cultural, uma estrutura com 10m x 8m de diâmetro, onde o público poderá interagir com uma tecnologia multimídia especialmente voltada para a divulgação das manifestações culturais de Pernambuco.
O local será a sede da Sala Multimídia que tem percorrido todas as regiões do Estado, durante o Festival Pernambuco Nação Cultural. A sala conta com uma estrutura totalmente interativa, equipada com quatro computadores conectados ao Portal Pernambuco Nação Cultural e um mapa virtual do Estado, sensível ao toque.
Uma novidade da Esfera Cultural é a atmosfera audiovisual e musical, um cilindro de tecido que forma um espaço reservado, para disponibilizar um acervo de vídeos e músicas para o público. Além disso, pequenas estruturas chamadas carambolas literárias disponibilizarão livros e outros produtos financiados pelo Funcultura para consulta no local.

No Pavilhão de Artesanato, instalado também no Parque Euclides Dourado, o público poderá conferir uma feira com 20 estandes e a presença de 38 artesãos, de municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão. A feira levará ao 19º Festival de Inverno de Garanhuns diversos objetos, entre esculturas, artesanato indígena, peças em couro, bordados, brinquedos populares e cerâmica, demonstrando a diversidade cultural de cada região.

Pavilhão Musical. O objetivo é abrigar, no mesmo espaço, o Palco Forró e o Palco Pop, com programações em horários diferentes para criar um ambiente com música durante quase toda a noite. Atrações de música independente abrirão a noite no Palco Pop, a partir das 19h, e atrações regionais encerrarão diariamente a programação do festival no Palco Forró, sempre a partir da meia noite.

Palco Pop. Os shows começam na sexta-feira (17), a partir das 19h. Quem faz a abertura oficial é a cantora garanhuense Karlla Rafaela, seguida de Tom Bloch, Nuda e DJ Dolores e Banda.
No sábado (18), é a vez de se apresentarem Pernambuamba, Escurinho, Flor de Cactus, O Samba do Véio Mangaba e G.R. Bonsucesso Samba Clube.
O domingo (19) é dia de Soul Blues, Jefferson Gonçalves, Pressão Sangüínea, Johnny Hooker e Candeias Rock City e AMP.
Na segunda-feira (20) vai conferir Hamma, Subinfected, Rabujos e Decomposed God.
Instinct Noise, Moribundos, Vamoz! e Matalanamão são as atrações da terça-feira (21),
Já na quarta-feira (22) sobem ao palco Rogério e os Cabra, Ívano, Brasáfrica e Nzambi.
A grade da quinta-feira (23) conta com os grupos PE-15, Confluência, Buquinha Dub e BNegão e Os Seletores de Freqüência.
Na sexta-feira (24), a animação fica por conta de Gaiamálgama, Zé Manoel, Renata Rosa e Alessandra Leão
No sábado (25), haverá shows de Banda FDR, Media Sana, Siba e a Fuloresta e Profiterolis.

Palco Forró. Entre os dias 17 e 25, sempre a partir da meia-noite, bandas pernambucanas se revezam no Palco. Entre as atrações, destacam-se o Quarteto Olinda e João do Pife e Banda Dois Irmãos (17); Os Três do Cariri e Benedito da Macuca (18); Terezinha do Acordeom e Karolinas com K (19); Waldir Santos e Hebert Lucena (20); Maria Lafayette e Chá de Zabumba (21); Silveirinha (22); Orquestra Sanfônica e Chico Bala (23); Beto Hortis e Petrúcio Amorim (24); e Ivan Ferraz e Edmilson do Pífano (25).

CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO - MÚSICA ERUDITA

A Catedral de Santo Antônio, no centro de Garanhuns, já virou tradicional reduto da música erudita durante o Festival de Inverno. Entre os dias 17 e 21, acontece o Virtuosi na Serra, reunindo os melhores instrumentistas do mundo.
Neste ano, o Conservatório Pernambucano de Música, a convite da Fundarpe, organizou uma programação de quatro dias, de 22 a 25 de julho, com atrações como a Orquestra Experimental de Câmara, o Trio Sonata e a Orquestra Barroca de Recife.

AVENIDA SANTO ANTÔNIO - CULTURA POPULAR

O Palco de Cultura Popular funcionará de 18 a 25 de julho, com até quatro atrações por dia, sempre pela manhã. O espaço funcionará na Avenida Santo Antônio, Centro, e receberá grupos de frevo de bloco, coco de roda, cavalo-marinho, ciranda, reisado, afoxé, maracatu, mazurca, pastoril, bandas de pífano, além de recital de literatura, em uma grande efervescência cultural. Destaque para as apresentações de Mestre Galo Preto, na segunda-feira (20); da Banda de Pífano Folclore Verde Castainho, do quilombo Castainho, de Garanhuns, no dia 23; e do Samba de Coco Raízes de Arcoverde; da Banda Musical Curica, pertencente à Sociedade Musical Curica, Patrimônio Vivo de Pernambuco, e do Boi da Macuca, ambas no sábado (25).

CORTEJO PELAS RUAS DA CIDADE

No domingo (19), dia dedicado ao frevo na Esplanada Guadalajara, com show de Moraes Moreira, a diversidade pernambucana ganha as ruas de Garanhuns, em um Cortejo de cultura popular. Desfilarão pelas vias da cidade agremiações tradicionais do Estado: o Bloco Misto Banhistas do Pina; o bloco lírico Sintazul, de Paulista; o Bloco Carnavalesco Flor da Lira, do Recife, com quase 90 anos de história; o Clube Elefante de Olinda, um dos mais conhecidos do Carnaval olindense, fundadado em 1952; e os Bonecos Gigantes do Ziriguidum, de Arcoverde. Os componentes do cortejo partem do Parque Euclides Dourado, a partir das 21h, em direção à Guadalajara, onde saúdam o público da Esplanada.

PARQUE RUBER VAN DER LINDEN (PAU-POMBO) - MÚSICA INSTRUMENTAL

A noite de abertura do palco, a sexta-feira (17), contará com as participações de Orlito Blues Jazzísticos, do grupo A Trombonada e do violeiro Cacai Nunes. Grandes nomes da música instrumental nacional passarão pelo parque durante os nove dias de palco instrumental, entre elas a banda Estuário, o grupo Treminhão, o Quinteto Sopro Brasil e o Noise e Viola.

CINE ELDORADO - MOSTRA DE CINEMA

A mostra, realizada em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), ocorrerá no Cine Eldorado, de 17 a 23 de julho. A curadoria ficou por conta da equipe do Cinema da Fundaj, havendo selecionado produções para todas as idades. A exibição contará com 18 sessões, inclusive sessões infantis. A entrada é gratuita.

ARTES PLÁSTICAS

Onze projetos de artes plásticas estarão espalhados nas ruas de Garanhuns durante o FIG 2009. O público vai se deparar com performances e intervenções de diferentes artistas. Entre os nomes já confirmados, estão Braz Marinho Jr, que apresentará o projeto Processo Construtivo; Moacir Lago Jr. (O Plano Mental), o coletivo Plural Projetos e Produções Artísticas (Caleidoscópio); Carolina de Araújo (Atos Plásticos em um território Iluminado); Sebastião Antunes Cavalcanti (Mosaico de stencil nas ruas de Garanhuns); Charles Douglas Martins (Máquina do tempo); Bruna Rafaella (100 sentidos); Emanuel Silva de Oliveira (Desenhosonoropoético); Janaína Campos Branco (Para OLHAR de perto durante mais de meio segundo); Wilson Leonardo. Antunes (Farol); e Inaê Veríssimo do Nascimento (Seis cenários à procura de um personagem de Pirandello).

LITERATURA

A novidade na área de literatura para o FIG 2009 é a Casa da Palavra. O local irá receber quatro projetos, selecionados via convocatória: o recital de poesia Vozes Femininas, com Silvana Menezes, Biagio Picorelli e Mariana Nascimento, de 17 a 19, às 19h; a palestra A poesia medieval galego-portuguesa e a literatura de cordel, de Marcos Antônio Ferreira, no sábado (18), às 14h; o lançamento do livro Coletânea inédita de poesias cem poetas sem livros 100, no dia (21), às 19h; e o recital Literatura na Hora, de Sabrina Carvalho, que também acontecerá em vários pontos da cidade, em horários diversos, entre os dias 23 a 25. Neste último projeto, também está incluída a publicação de livretos, de artistas que passarem pela Casa, pela Editora Livro Papel Finíssimo.

Além da Casa da Palavra – que ainda abrigará sala de vídeo e áudio para quem quiser conferir poemas de escritores brasileiros – os amantes de literatura poderão conferir mais dois projetos: No cordão da poesia, do coletivo Unicordel, grupo de cordelistas pernambucanos, que passará pelo Palco de Cultura Popular, na sexta-feira (24), às 10h; e o recital de poesias Poetas de Quinta, de Demóstenes Félix, no Centro Cultural Alfredo Leite, na Praça da Estação Ferroviária, dia 20, a partir das 14h.

FOTOGRAFIA

A linguagem de fotografia foi contemplada com quatro projetos. Entre os selecionados, estão as mostras Pernambuco Nação Cultural, composta por 25 imagens de fotógrafos pernambucanos, como Marcelo Lyra, Mateus Sá, Beto Figueirôa e Roberta Guimarães, vencedores do 1º e 2º Concursos de Fotografia Pernambuco Nação Cultural; as exposições Simbiose, de Gabriel Costa, e Azul em Quadrado, de Maria Freitas; e a projeção Vídeofoto - ST, de Cristianne de Sá.

COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CASTAINHO E AESGA - OFICINAS CULTURAIS

O Festival Pernambuco Nação Cultural promove, além da programação artística englobando as diversas expressões culturais pernambucanas, a formação e capacitação da classe cultural com a realização de 17 oficinas de temáticas diversas, como dança e educação escolar, literatura de cordel, fotografia e poesia marginal. As oficinas serão realizadas de 20 a 24 de julho, entre 8h e 18h, na Comunidade do Castainho e na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). Os interessados devem fazer inscrição entre os dias 13 e 20 de julho, na Aesga.

ARTES CÊNICAS

A programação de artes cênicas do 19º Festival de Inverno estará dividida em três espaços de atividades: a Lona de Circo, o Palco de Dança, ambos montados no Parque Euclides Dourado, e o Teatro Luís Souto Dourado.
Este ano, o festival recebe importantes companhias de teatro adulto, como a Companhia de Solos & Bem-acompanhados, que traz de Porto Alegre o espetáculo Sobre Anjos & Grilos: O Universo de Mário Quintana, além de espetáculos infanto-juvenis e circenses, como A Rádio do seu coração e o Circo Picolino. Os espetáculos de dança serão realizados no Pavilhão de Dança, montado no Parque Euclides Dourado.
A programação contará com espetáculos nacionais como Suíte Funk, da Companhia de Dança Urbana do Rio de Janeiro, e o espetáculo Cantinho de Nós, de J Garcia Cia. de Dança, de São Paulo, além de espetáculos pernambucanos de referência, como Castanha sua cor, do Grupo Grial de Dança.

PONTOS DE CULTURA

A participação de Pontos de Cultura no Festival de Inverno está garantida. Nesta 19ª edição, os grupos culturais do Estado participarão de ações desenvolvidas durante os 10 dias do evento. Além disso, entre os dias 15 e 17 de julho, os Pontos de Cultura estarão reunidos na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) para debater a formação de uma rede, visando garantir a sustentabilidade de suas ações. Este será o 3º Encontro Regional dos Pontos de Cultura, reunindo 19 grupos dos Agrestes Central, Meridional e Setentrional, e Mata Sul. O evento será facilitado pela ONG Umbu Ganzá.

MAIS CULTURA

Durante o FIG 2009, a Fundarpe ministrará também uma capacitação para o Edital de Microprojetos Mais Cultura, que garantirá um montante de R$ 13,5 milhões para projetos culturais destinados a jovens entre 17 e 29 anos, residentes nos 11 estados do semi-árido brasileiro. Desse total, R$ 1,3 milhão são direcionados para 122 municípios pernambucanos da região. A capacitação acontece também na Aesga, entre os dias 21 e 24 de julho, das 14h às 18h. Além dessa capacitação para o edital, estão agendadas duas palestras, uma sobre o Funcultura, com Yaponira Callado e Mônica Barroso, e uma sobre o programa Mais Cultura, com Mauro Lima, coordenador do programa na Fundarpe.

FÓRUM REGIONAL

Parte essencial da programação do Festival Pernambuco Nação Cultural, o Fórum Regional de Cultura do Agreste meridional será realizado no dia 14 de julho. Seguindo o mesmo formato dos fóruns realizados já em Goiana e São José do Belmonte, o evento contará com a participação de diversos representantes de grupos culturais das 26 cidades que compõem o Agreste Meridional. Pela manhã, será realizada uma plenária, onde será apresentado o balanço de ações que vem sendo desenvolvidas, desde 2008, pelo Governo de Pernambuco, em prol da consolidação de uma política cultural regional. À tarde, é a vez dos representantes de cada cidade se reunirem em grupos organizados por linguagem cultural para debater e ajudar a elaborar propostas para um plano de cultura democrático, indicando as prioridades dos investimentos públicos. O objetivo é discutir a política cultural de forma conjunta, contemplando a diversidade de expressões populares presentes no Estado.

PORTAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL

O portal colaborativo Pernambuco Nação Cultural (www.nacaocultural.pe.gov.br), a principal ação de difusão da cultura pernambucana na internet, comemora um ano de atividades no FIG 2009. Lançado na edição passada, com transmissão ao vivo direto da Guadalajara e com cobertura de fotos, vídeos e textos do festival, o portal é hoje uma rede multimídia com mais de 1.300 autores cadastrados. Em 2009, além de ser a grande janela do FIG na internet, com ampliação da cobertura multimídia, o portal vai estimular a participação de quem circula pelo festival, seja ele espectador ou artista. Para quem não puder ir assistir aos shows todos os dias, essa é uma boa pedida para acompanhar os shows do 19º FIG sem sair de casa.

É isso. Escolham as atrações de suas preferências e compareçam. Garanhuns receberá a todos de braços abertos, com a hospitalidade e o friozinho que só quem já foi lá sabe como é.
Boa noite a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário