quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mais um alerta daqueles do tipo "nunca fale com estranhos"

O título desta postagem pode até parecer mais um daqueles e-mails que recebemos de vez em quando sobre algumas "lendas urbanas", como em casos em que os bandidos fazem coisas mirabolantes para enganar suas vítimas e se aproveitarem delas. Mas, dessa vez, a questão deixou de ser virtual para se tornar real. Por isso vale a pena relatar esta situação aqui para que sirva de alerta a todos que frequentam as agências bancárias de Maceió, independentemente da idade e da condição social. Digo isto porque, a princípio, os idosos são as maiores vítimas desse golpe, mas nada impede que outras pessoas acabem caindo nessa situação.
O que tem acontecido em Maceió desde outubro passado, segundo dados divulgados pelas delegacias do centro da cidade é que bandidos têm se utilizado da variante do já conhecido golpe do "boa noite cinderela" para roubar as pessoas nas agências bancárias de Maceió.
Só que, aqui na capital alagoana, o golpe tem sido dado da seguinte forma: os bandidos se aproximam das pessoas oferecendo frutas, biscoitos ou doces e as pessoas que aceitam essas ofertas de guloseimas acabam ingerindo, sem perceber, medicamentos que levam a pessoa a desmaiar, tornando mais fácil aos bandidos furtar os pertences das suas vítimas.
Segundo relatos de duas vítimas, aposentados, os bandidos lhes ofereceram alguns bagos de laranja. Depois disso, eles não lembram mais de nada, pensam apenas ter sofrido algum tipo de problema mais sério, como um AVC, por exemplo. Cada um deles acabou ficando 2 dias internado, além de terem perdido seus documentos e o dinheiro que haviam acabado de retirar do banco.
Segundo a polícia, os golpes são dados exatamente durante o horário de expediente dos bancos e as agências do centro são o alvo preferido, por conta da grande circulação de pessoas tanto nas agências quanto nas ruas de acesso a elas. A maior dificuldade para os policiais tem sido a de traçar o perfil dos assaltantes, já que poucas pessoas até agora procuraram a polícia para fazer o boletim de ocorrência (segundo a polícia civil, apenas 10 idosos foram até agora procurar o 1º Distrito Policial, no Centro, para solicitar o B.O.).
O alerta feito pela polícia diz respeito ao cuidado que todos devemos ter para evitar que esse tipo de problema ocorra. Segundo o delegado Alcides Andrade, do 1º DP, do centro de Maceió, o comportamento padrão do criminoso consiste em abordar a vítima de forma amistosa na saída da agência bancária. Depois de um tempo de conversa, o bandido oferece um alimento à vítima, que quase sempre já está em sua mão. Aceitando o alimento com a substância que ainda não foi identificada pela polícia, a vítima começa a passar mal e então o criminoso se aproveita para roubar tudo o que ele possa no menor período de tempo, enquanto as outras pessoas ao redor acreditam que ele esteja ajudando a pessoa que está, aparentemente, passando mal.

Portanto, aqui está dado o alerta, ressaltando que, dessa vez, o que parecia ser algo apenas virtual, mais uma lenda urbana, se tornou realidade, ao menos em Maceió. Todo cuidado é pouco.
Boa tarde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário