sábado, 16 de janeiro de 2010

Haiti: como podemos ajudar?

Depois da postagem de ontem, fiquei por aqui aguardando o primeiro sinal de movimento dos órgãos governamentais ou de entidades não governamentais no sentido de criarem um espaço para que todos nós possamos ajudar os nossos irmãos haitianos. Pois bem, a Caixa Econômica criou uma conta que servirá para receber depósitos, em qualquer valor, visando transformar as quantias recebidas em artigos de primeira necessidade para os sobreviventes do terremoto.
Como o próprio presidente do país, Rene Preval, disse ontem, falta tudo no país, portanto qualquer ajuda, seja água, comida, medicamentos ou pessoas capacitadas para fazer os resgates e para cuidar dos feridos, é bem vinda pelos haitianos.
Ontem, um grupo de 100 bombeiros voluntários saiu daqui de Maceió com destino a Porto Príncipe para ajudar no resgate das pessoas que ainda estejam vivas sob os escombros. E nós, que não podemos estar lá fisicamente, podemos ajudar fazendo doações (neste momento em dinheiro) para ajudar os que lá estão no que for preciso.
Os dados para depósito na conta em nome do PNUD-Haiti (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) são os seguintes: agência 0647, operação nº 003, conta nº 600-1.
Não há valores nem mínimo nem máximo para as doações e a Caixa Econômica passará, a partir da próxima semana, a divulgar amplamente em toda a mídia estes dados, para que mais pessoas possam ajudar.
Fica aqui uma sugestão de uma das muitas formas possíveis de ajudar. Outros sites úteis são os da Cruz Vermelha internacional, da ONG Médicos sem Fronteiras, além das ONGs brasileiras Viva Rio e Pastoral da Criança, que também se mobilizam no sentido de auxiliar na ajuda às vítimas do terremoto.
Qualquer outra forma de ajudar que eu encontre postarei por aqui.
Boa tarde a todos.

2 comentários:

  1. Claudemir, todo mundo que tem blog poderia escrever sobre esta tragédia

    Na minha vida, causou uma grande tristeza e reflexão
    Já vimos, lemos, ou ouvimos falar sobre vários desastres na história da humanindade, mas esse mexeu profundamente com meus conceitos pessoais e percepção da vida.
    Tudo caiu sobre aquele lugar:
    Das dores da carne: Fome, frio, escuridão, sede, doença...
    Das dores da alma: Desilusão, abandono, falta de fé, morte dos familiares...

    E as vezes temos apenas um desses fatores e reclamamos...
    Como ajudar de forma concreta? É uma questão de humanidade, nem que seja orando...

    ResponderExcluir
  2. Claudemir,

    Tenho acompanhado com muito interesse sua campanha em favor do povo do Haiti. Seus posicionamentos mostram por si só sua sensibilidade para as questões sociais. Parabéns! Acredito que só a solidariedade pode mudar o mundo de verdade.
    Mudando de assunto, depois do caloroso recebimento de sua dissertação para academia, que tal pensar em publicá-la? Olha, é cobrança do orientador.
    Forte abraço
    George

    ResponderExcluir