quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Para quem quer uma alternativa ao Carnaval, vá ao Garanhuns Jazz Festival

Garanhuns será uma ótima alternativa ao típico carnaval pernambucano. O responsável por essa mudança de ritmos será mais uma vez o Garanhuns Jazz Festival, que contará neste ano com a presença de grandes nomes como Magic Slim, além dos outros artistas de renome no país. Os shows vão do dia 13 (sábado) ao dia 15 (segunda-feira).

As apresentações serão todas na Praça Guadalajara, diferentemente de anos anteriores, onde haviam palcos alternativos ao principal. Além das atrações principais, haverá workshops e um concurso que irá premiar a plateia. Para participar do concurso, basta responder à pergunta “Por que eu quero ir ao Garanhuns Jazz?”. Os prêmios oferecidos serão desde uma camisa do evento até uma guitarra Squier, que leva a assinatura Fender. A frase deve ser enviada para o e-mail contato@garanhunsjazz.com.br. Tanto os shows quanto a participação nos workshops e no concurso são gratuitos.

No sábado, o Reisado de Gonzaga de Garanhuns mostrará um pouco da cultura garanhuense, abrindo espaço, em seguida, aos ritmos do festival, o jazz e o blues. A atração de destaque do sábado será o vocalista e guitarrista da banda Blues Etílicos, Greg Wilson, que será acompanhado pela pernambucana The Bluz. Ainda se apresentam o carioca Leo Gandelman e o norte-americano Karl Dixon, ao final da noite.

No domingo, o destaque é o show do carioca Celso Blues Boy. Antes, o espaço será dos pernambucanos da The Bluz, além dos cariocas da Azimuth.

No último dia, virá a atração mais esperada, Magic Slim, que terá como banda de apoio a argentina Blues Special Band. Ainda se apresentam o chileno Stéban Sumar, os conhecidos Tico Santa Cruz (Detonautas) e Andreas Kisser (Sepultura), acompanhados da Uptown Band, de Pernambuco, além da Big Time Orchestra, do Paraná, que encerrará o evento.

O festival terá como lema: "O céu existe. Entre sete colinas. Garanhuns é de lá." A frase é de autoria do jornalista Ronildo Maia Leite, falecido no ano passado e que será o homenageado desta edição do festival.

Segundo informações do site pe360graus.com, a lotação dos hotéis de Garanhuns, há 13 dias do festival, já se encontra em 85%. Portanto, quem estiver interessado em passar um carnaval diferente em 2010 precisa se apressar o quanto antes para garantir o seu lugar no Garanhuns Jazz Festival.

Garanhuns, que já era considerada uma cidade alternativa ao carnaval, por ser, já a muitos anos, uma cidade retiro, para aqueles que não curtem muito a agitação do carnaval de Recife e Olinda, agora se consolida como uma alternativa real ao carnaval, trazendo um ritmo totalmente diferente do frevo, maracatu, ciranda e tantos outros que farão a alegria de muitos foliões em todo o estado. Mais uma vez, Pernambuco mostra que o seu carnaval é o mais democrático do Brasil, com uma mistura de ritmos tal que, a cada ano, podemos acrescentar mais um ritmo a essa miscelânea e, neste ano, o jazz e o blues se consolidam como ritmos do carnaval. Um carnaval diferente, é verdade. Mas também é uma forma de festejar nesse feriadão que se aproxima. Vale a pena conferir. Abaixo, a programação na ordem de apresentações:


SÁBADO (13), 21h:
Reisado de Gonzaga de Garanhuns
Greg Wilson (EUA) e The Bluz (PE)
Leo Gandelman (RJ) e Karl Dixon (EUA)

DOMINGO (14), 21h:
Soul Blues (PE)
Azimuth (RJ)
Celso Blues Boy (RJ)

SEGUNDA-FEIRA (15), 20h30:
Stéban Sumar (Chile)
Tico Santa Cruz (RJ) e Andreas Kisser (SP), com Uptown Band (PE)
Magic Slim (EUA), com Blues Special Band (Argentina)
Big Time Orchestra (PR)

Boa noite a todos.

Um comentário: