quarta-feira, 7 de abril de 2010

Estudantes da UFAL pedem ampliação do serviço do restaurante universitário

Os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que frequentam o restaurante universitário (RU) aprovam o preço e a qualidade da alimentação servida, mas cobram o cumprimento de um acordo para a ampliação do serviço, prometido pela universidade desde 2007. Cerca de 600 estudantes almoçam diariamente no RU, mas, para ter acesso, é necessário enfrentar um processo de seleção, que passa pela comprovação de baixa renda, além da necessidade de passar o dia na universidade.

Segundo a coordenadora do RU, Milena Castro, a estrutura atual do restaurante não comporta o aumento de demanda que deve resultar da ampliação de vagas para o RU. Porém, existe um projeto de construção de um novo restaurante que poderá vir até a dobrar a oferta de vagas para os estudantes.

O valor da refeição não muda desde 2007. Custa 1 real para os estudantes selecionados. No cardápio oferecido pode-se comer salada, crua ou cozida, arroz, além de duas opções de carne. Também existe o direito de escolher uma guarnição, que pode ser macarrão ou pirão. A refeição é acompanhada por suco e sobremesa. Para os demais estudantes, o almoço, bem como outras comidas e bebidas, segue com valor normal de mercado.

Em uma universidade com cerca de 12.000 estudantes, é necessário que sempre se atualize a cota de alunos que possam usufruir desse serviço. Com certeza, mesmo que venha a ser dobrada a capacidade do RU, ainda assim a cobertura a ser dada aos alunos mais carentes somente atingirá 10% dos estudantes, o que é um valor bem abaixo da demanda geral de alunos que necessitam desse apoio, que com certeza deve ser bem maior.

Por conta da distância da UFAL em relação à maioria dos bairros da cidade, é relativamente simples demonstrar a necessidade de se passar o dia na universidade, especialmente nos casos dos estudantes que têm horário de aulas pela manhã e pela tarde. O mais difícil sempre é a comprovação da baixa renda, o que pode ser ao menos minimizado com a ampliação do serviço a mais estudantes.

Espera-se que essa proposta de ampliação saia logo do papel, afinal, desde 2007 os alunos da UFAL aguardam ansiosamente por esta proposta da reitoria. É ver para crer.
Boa noite a todos.

Um comentário:

  1. Priicipe, adorei seu blog, parabéns por trazer noticias de maceió e garanhuns tbm, beijos

    ResponderExcluir