segunda-feira, 10 de maio de 2010

Curso de Educação Física da UFAL em Maceió sofre com problemas de estrutura

Li esta notícia no portal g1 e resolvi comentá-la por aqui. Leia abaixo o comentário.

O curso de educação física da Ufal, em Maceió, funciona em um prédio construído com blocos de concreto e telhas de amianto, não muito diferente de outros centros do campus, que são construídos com bloco e laje, colocando-se telhas comuns acima do forro.
No caso do bloco de Educação Física, que foi sofreu sua reforma mais recente há cerca de dois anos, tem diversos problemas apontados pelos alunos, que fizeram um protesto no dia 6 de maio reivindicardo melhorias urgentes na estrutura física da faculdade.
Uma das maiores reclamações dos alunos diz respeito à piscina, que deveria ser usada para as aulas práticas do curso e que está interditada há sete meses por falta de cloro para a limpeza. Segundo a reitoria da UFAL, a falta do cloro justifica-se pelo fato de que, durante todo este tempo, não foi enviado ofício ao órgão competente da universidade encarregado da reposição do estoque do cloro para a piscina. Mas será que durante estes últimos sete meses ninguém em sã consciência pensaria que a piscina poderia ao menos ser utilizada para alguma atividade, mesmo que não fosse o caso da sua atividade-fim, as aulas práticas do curso? Fica a pergunta no ar e a dúvida se essa justificativa não é apenas mais um de tantos pretextos burocráticos que são usados diariamente por alguns servidores para tentar explicar o inexplicável. Se fosse somente isso seria lamentávell, mas, infelizmente, os problemas não param por aí.
Uma de quatro salas de aula também está interditada, com danos no telhado. Há vazamentos na cobertura do ginásio e de salas que abrigam equipamentos novos e eletrônicos. Faltam equipamentos didático-pedagógicos, ventiladores nas salas e o único bebedouro do prédio está quebrado. A faculdade não tem sala de informática nem biblioteca. Pela falta de uma sala, parte das oito turmas do curso tem de assistir às aulas em salas de outras faculdades. No início do ano, chegou a faltar professor, mas o problema foi resolvido, de acordo com o centro acadêmico. Imagine só como deve ser confortável assistir a uma aula perto de meio-dia, numa sala de aula com telha de amianto e sem ventilador. Lamentável. Segundo a reitoria, estes problemas serão resolvidos dentro de 45 dias, a depender dos trâmites necessários aos processos licitatórios.

Passando hoje pelo campus da UFAL, deu para perceber que algumas obras aparentes já foram iniciadas no bloco de Educação Física. Tomara que as obras continuem e possam ser resolvidos todos os problemas estruturais do bloco. Estamos de olho.

Boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário