sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Alagoas tem seis trechos de praias impróprios para banho neste fim de semana.

Fonte: site aquiacontece.

De acordo com o relatório de balneabilidade das praias alagoanas, divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), alguns trechos de praias da capital e do interior estão impróprios para banho neste final de semana. As coletas das amostras de água foram feitas entre na segunda (20) e terça (21) passadas.

Por causa das chuvas que ainda caem em boa quantidade na região, o IMA recomenda que os banhistas não entrem no mar principalmente quando observar na água quaisquer sinais de resíduos sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas, ou outras substâncias.

São considerados impróprios os trechos de praias que apresentem valores superiores à concentração de 2.500 Coliformes Fecais por 100mL de amostra coletada.

Os trechos impróprios, segundo análise mais recente do IMA são:

1. Praia da Avenida/Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Barão de Anadia;

2. Praia de Ponta Verde/Av. Álvaro Otacílio, entre as Ruas General. Dr. João Saleiro Pitão e Dr Rubens Canuto;

3. Praia de Jatiúca/Av Álvaro Otacílio, entre as Avenidas Antônio de Barros e Emp. Carlos da Silva Nogueira;

4. Praia de Barra de Santo Antônio, Entrada Loteamento Tabuba;

5. Praia de Maré Mansa - Barra de Santo Antônio;

6. Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Persinunga.

Vale salientar que essas análises são periodicamente feitas pelo IMA ao longo do litoral alagoano e, salvo em regiões onde corre o esgoto a céu aberto, como nos casos das praias da Avenida e Jatiúca, em Maceió, as demais áreas poderão, em breve, voltar a ser consideradas próprias para banho.
Já nos casos das praias da Avenida e Jatiúca, isso deve demorar muito mais, já que, para nossa vergonha, como cidadãos de Maceió, na praia da Avenida desemboca um riacho que mais parece um grande esgoto a céu aberto e na praia de Jatiúca desembocam várias "línguas negras", esgotos a céu aberto que desembocam diretamente na praia. Infelizmente, em plena orla da capital alagoana, ainda persiste essa situação. É, no mínimo, uma contradição para uma cidade que se autointitula como "cidade turística". Sem dúvida, esta não é uma das "belas vistas" que o turista terá quando vier a Maceió. Infelizmente.
Boa tarde a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário