terça-feira, 16 de novembro de 2010

Garanhuns finalmente terá um shopping center de verdade. É hoje que acontece o anúncio oficial do empreendimento.

Depois de muitos anos e muitas promessas de novos empreendimentos comerciais para Garanhuns, parece que agora finalmente a coisa vai. Está prevista para hoje, às 8 da noite, na AGA, a cerimônia para alguns convidados que irá oficializar a notícia de que Garanhuns terá um shopping center. O nome inicial, que tem sido divulgado pelos blogs da cidade é o nome "Shopping Center Garanhuns", que possui inclusive logomarca já pronta, que está disponível no blog do Ronaldo César, em que uma flor alude a uma das principais marcas registradas da cidade, que, dentre outros nomes, também é chamada de "cidade das flores". Em breve, conheceremos quais serão as lojas âncora deste empreendimento, se haverá novos cinemas, inclusive se trarão o cinema 3D, a sensação dos novos cinemas em formato multiplex, que já existem nas capitais, bem como onde será exatamente localizado o shopping, já que falaram, de outras vezes que estive em Garanhuns que poderia ser próximo ao 71º BIMTz, na BR-423, que poderia ser próximo à Cohab II, na saída para a PE-218, bem como encontrei em um site de Caruaru um jornalista que dizia que o shopping de Garanhuns poderia inclusive se localizar onde hoje é a Rádio Jornal, num suposto projeto de repetir, em Garanhuns, o que se fez com o shopping Difusora, na capital do agreste.
Bom, todas estas dúvidas são detalhes, perto da importância que esta notícia tem para o comércio da cidade. UYm shopping center sempre tem um impacto grande no comércio de uma cidade, mas penso que em Garanhuns essas diferenças poderão ser ainda maiores. Escrevo isto porque, há décadas, Garanhuns enfrenta uma situação de claro oligopólio organizado por poucas empresas, como Ferreira Costa e Pérola. É sabido que estas empresas compraram diversos terrenos ao longo da cidade para evitar que novas empresas venham a se instalar no municipio, visando a controlar a expansão do comércio da cidade segundo os seus próprios interesses.
É uma prática que tem sido permitida, ano após ano, pelas autoridades competentes do município, que pouco ou nada fazem para resolver o problema, além de ser algo prejudicial à população, que não tem muitas opções de escolha para comprar seus produtos, nem muito menos aos próprios empresários, que já estiveram até em situação pior, antes da quase falência do grupo Pérola, por motivos que a população de Garanhuns bem sabe.
Por isso, um shopping center pode mudar, e muito, a cara do comércio de Garanhuns, abrindo portas para que outras empresas possam se instalar, logo em seguida, na cidade. Fenômeno semelhante tem sido visto aqui em Maceió, onde, há 10 anos atrás apenas o grupo Bompreço exercia quase que um monopólio sobre os "home centers" da cidade. Após a chegada de novos grupos, como o Extra e o GBarbosa, abriu-se novos caminhos para que um novo shopping se instalasse na cidade (Shopping Pátio Maceió) com novas lojas, algumas que só existem no próprio shopping, como a loja de materiais esportivos Centauro e a loja de novidades em eletro-eletrônicos Polishop, além do cinema 3D do Centerplex, que forçou aos cinemas Severiano Ribeiro, do Shopping Maceió a reformar finalmente, as suas salas, que já estavam com qualidade sofrível.
Enfim, vale sempre lembrar que uma das máximas do comércio é a de que concorrência é bom, e o povo gosta. Ou seja, independente de onde for localizado o Shopping em Garanhuns, este só deverá trazer benefícios para a cidade, se houver realmente o compromisso em se trazer lojas do porte de Riachuelo, C&A, Marisa e Lojas Americanas.
Mas, esta última dica também vale para todos os shoppings, de Maceió a Garanhuns: trazer uma livraria do porte da livraria Saraiva ou livraria Cultura para um desses shoppings, também não seria um mal negócio. Afinal, nem só de moda verão e inverno vive a humanidade, não é?
Já estou ansioso para saber quando será a inauguração do shopping center Garanhuns.

Com informações extraídas dos blogs do Ronaldo César, Roberto Almeida e do Jornal Caruaru.

Boa tarde a todos.

Um comentário:

  1. Q bom um shopping em garanhuns é realmene tudo de bom já imaginou quantas opções de compras o povo dessa cidade terá?sem falar na quantidade de serviço que vai gerar!!!tomara q na construção e até mesmo depois de construido nõ se faça igual aqui(maceio)q a maioria de mão-de-obra foi trazida de fora e sim, aproveitem !q sirva de fonte de renda o SHOPPING CENTER DAS FLORES!

    ASS: ROSIMEYRE DE LIMA

    ResponderExcluir