sábado, 29 de janeiro de 2011

As voçorocas em Garanhuns voltam a provocar perigo de perda de casas a moradores da Cohab II

Uma enorme cratera está deixando moradores do bairro de Cohab II com medo de perder as casas. Eles também têm medo de que aconteçam acidentes no local. O buraco é, na verdade, uma voçoroca, desmoronamento resultante de erosão subterrânea produzida principalmente pela erosão provocada pela água da chuva. Esta voçoroca começou a aparecer após as chuvas que caíram no último inverno, agravando-se com as chuvas mais fortes que têm caído desde o início do ano na cidade.

No entanto, este não é o único problema de voçoroca registrada na comunidade. A rua Miguel Arraes, por exemplo, está repleta de enormes buracos, tornando-se intransitável para o tráfego de carros. “Quando adoece um aqui a gente tem que pegar nos braços, levar lá em cima pra depois pegar o carro e levar para um hospital”, conta o aposentado Francisco Gomes da Silva, morador da rua.

Segundo o coordenador da Defesa Civil em Garanhuns, Thiago Amorim, somente nos últimos dias os moradores procuraram o órgão para denunciar a existência das crateras. O coordenador então encaminhou um ofício à Secretaria de Planejamento do município solicitando a elaboração de um projeto para impedir o avanço da erosão. Segundo ele, será necessária uma drenagem fluvial com seus dissipadores de energia de água, o que consiste em um projeto de custo elevado. Enquanto o projeto não sai do papel, serão feitas fiscalizações periódicas para avaliar a necessidade de possíveis retiradas de moradores das áreas de risco.

Segundo informado pelo assessor técnico da Secretaria de Planejamento de Garanhuns, Jones Sena, está sendo feito um projeto de pavimentação de algumas ruas da Cohab II, que deve ser concluído em quinze dias, e depois, encaminhado para análise da Caixa Econômica. Não há prazo para o início das obras.

Extraído com adaptações do site pe360graus.globo.com.

As voçorocas são um problema antigo em Garanhuns, resultantes da própria natureza do relevo da região, além da natural erosão do solo provocada pelas fortes chuvas que atingem, em épocas específicas, a região da qual Garanhuns faz parte. Sempre este fenômeno foi um problema para a cidade, já que as voçorocas não escolhem lugar para aparecer. Os moradores de Garanhuns, desde que se "entendem por gente" já se acostumam a ouvir falar e a ver os chamados "buracões" que estão por toda parte da cidade. Alguns deles, em áreas mais povoadas e de risco, foram contidos em épocas recentes, mas sempre é necessário uma ampla destinação de recursos e de mão-de-obra para resolver o problema. Quase sempre, na história de Garanhuns, o que se vê são moradores perdendo suas casas, seu patrimônio, pois os governos demoram demais a resolver este problema, seja pela habitual falta de recursos, decorrente muito mais da desorganização administrativa do que da escassez de verbas, seja pela burocracia que sempre permeia a tramitação destes projetos que sempre necessitam de uma urgência maior em sua execução, mas que nunca se vê essa urgência sendo obedecida.
Esperamos que, dessa vez, a situação dos moradores da Cohab II possa ser resolvida sem que haja nenhuma vítima fatal, pois de tragédias como as da região serrana do Rio de Janeiro já estamos fartos de ver e de apenas ter de nos mobilizar para ajudar as vítimas depois do ocorrido que, com certeza, poderia ter sido evitado ou até mesmo minimizado.

Abaixo, as fotos do fenômeno, registrado no bairro da Cohab II:


Boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário