quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Site "domínio público" já possui mais de 185 mil obras em seu acervo. E o melhor, o acesso é gratuito.

Fonte: site noticias.yahoo.com
O portal Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br), biblioteca digital desenvolvida em software livre e mantida pelo Ministério da Educação (MEC), atingiu em janeiro passado um total de 187.533 obras registradas no acervo digital em forma de textos, imagens, áudio e vídeos. Quando criada, em 2004, a página continha apenas 500 publicações. O conjunto de produções cadastradas amplia-se atualmente em cerca de 3 mil obras a cada mês, desde agosto do ano passado.

Em janeiro, foram catalogadas mais 3.471 obras ao acervo. As intenções do MEC são no sentido de ampliar o portal, que hoje tem relação mais estreita com o Ministério da Educação, para que ele passe a ser um portal de acesso a vários textos e documentos oriundos do governo federal.

Durante as férias o site tem média de 500 mil acessos, chegando ao dobro disto quando inicia-se o período de aulas. Segundo informações do MEC, os materiais do acervo mais procurados são as obras escritas, que tiveram até hoje cerca de 24 milhões de downloads. E aí está o ponto de atração deste site: além da possibilidade da leitura de livros e do conhecimento de obras artísticas, o internauta ainda pode baixar os documentos referentes ao arquivo encontrado. Os livros mais baixados são: A Divina Comédia, de Dante Alighieri, poemas do escritor Fernando Pessoa, clássicos de Shakespeare e do escritor Machado de Assis.

Entre as 11.906 imagens, as pinturas de Leonardo da Vinci como a "Adoração dos Magos", "A Última Ceia" e "La Gioconda", ocupam a liderança na relação das mais procuradas.

Também é possível acessar conteúdo específico relativo a alguns textos de cursos superiores. No caso de Direito, por exemplo, hoje encontram-se disponíveis 311 textos, nacionais e estrangeiros, de autores que tratam de temas que vão desde o direito constitucional, civil, penal e tributário, até textos históricos de Constituições e declarações de direitos, como os textos das Constituições italiana de 1849, norte-americana, bem como outras declarações de direitos mais recentes, propostas e assinadas em épocas posteriores à 2ª Guerra Mundial, resultantes das reuniões propostas pela ONU.

Uma nova versão do portal tem início ainda neste semestre. Mas, hoje, já é, sem dúvida, uma boa opção de pesquisa e de aquisição de conhecimento para toda a população que tem acesso à internet.

Boa tarde a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário