terça-feira, 15 de março de 2011

A imagem de Garanhuns que deixou o país perplexo de ontem para hoje. Aviso: são cenas fortes.

Infelizmente, a violência em nosso país há muito deixou de ser um fenômeno restrito às capitais e regiões metropolitanas. O vídeo acima, que circula pela internet e já foi objeto de reportagem inclusive do Jornal Hoje, agora à tarde, mostra que a população de Garanhuns, assim como de outras cidades médias e pequenas de nosso país, não estão livres da violência. Ainda bem que a refém sobreviveu, porém, o trauma causado pela humilhação e pelo risco de vida passados pela funcionária da farmácia Droga Vivo dificilmente será superado.
O crime ocorreu ontem à noite em uma das filiais da farmácia na cidade, localizada na Avenida Rui Barbosa, bairro Heliópolis, quase em frente ao fórum da cidade. A funcionária, Edvânia Galdino da Silva, de 37 anos, passou por duas horas de aflição, sendo ameaçada constantemente pelo assaltante, que estava armado com uma faca peixeira. A polícia foi logo chamada, porém pouco podia fazer, já que não há nenhum atirador de elite que trabalhe na cidade. A solução foi negociar com o assaltante, enquanto a população assistia a tudo, porém procurando não se manifestar, para não prejudicar o trabalho da polícia.
Duas horas depois, num momento de descuido do assaltante, que mandou a refém ficar de joelhos e a ameaçou furar-lhe o olho com a faca, os policiais aproveitaram a situação e atiraram, matando o assaltante na hora, sem, no entanto, atingir a refém, que foi mandada ao hospital Dom Moura em estado de choque.
Desta vez, ao menos, o final foi feliz para a vítima do assalto. Porém, nem sempre isso ocorre, o que torna as mortes por violência em nosso país cada vez mais comuns, o que é um absurdo.
Muitas pessoas podem se perguntar: quando essa onda de violência vai parar? Até para mim, que sou particularmente bastante otimista, penso que, a curto prazo, a tendência é que a situação piore cada vez mais, já que o assunto violência só entra na pauta de discussões da nossa política ou para que aqueles que ocupem o poder façam propagandas tendenciosas tentando convencer as pessoas que vivemos sob o mito de uma "terra de paz", ou para a oposição, que faz ataques sistemáticos no período eleitoral à segurança pública mas que, passadas as eleições, ou silenciam ou não apresentam alternativas viáveis à melhoria da situação atual.
Enquanto o nosso país não acordar para o fato de que a violência não se combate somente com repressão, mas sim com prevenção ao crime, muito pouco ou nada irá mudar, talvez a tendência seja mesmo piorar.
A Edvânia, mais uma vítima da violência no nosso país, desejo-lhe muita força para superar este trauma e que ela pense que, ao menos o seu bem mais precioso, a vida, foi preservado depois do susto imenso passado ontem.
Boa tarde a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário