quinta-feira, 4 de abril de 2013

IX Semana de Direitos Humanos da SEUNE será realizada entre os dias 8 e 11 deste mês.

A Semana de Direitos Humanos da SEUNE, tradicional evento desta faculdade particular aqui de Maceió, chegará neste ano à sua 9ª edição. O tema principal escolhido para as palestras, minicursos e exibição de filmes será "os direitos humanos e o sistema prisional". As atividades serão realizadas do dia 8 de abril (próxima segunda) até o dia 11 (quinta-feira) pela manhã e à noite. À tarde haverá a realização do mutirão no sistema penitenciário da capital alagoana, a ser realizado no próximo dia 10 (qaurta-feira).
Este tema tem sido estudado a fundo em vários estados brasileiros e, em Alagoas, estas pesquisas têm sido desenvolvidas especialmente pelo Núcleo de Estudos e Políticas Penitenciárias (NEPP), grupo criado pela Universidade Federal de Alagoas coordenado pela professora Doutora Elaine Pimentel e composto por pesquisadores e estudantes de graduação interessados em pesquisas relacionadas ao assunto.  A parceria com o NEPP foi fundamental para a abordagem mais detalhada desta temática na edição deste ano da Semana de Direitos Humanos da SEUNE.
Dentre os vários juristas que estudam os direitos humanos relacionados à área prisional que participarão dos eventos na SEUNE, estarão presentes ao painéis nomes como os de Alvino Augusto de Sá (autor de vários livros na área de Criminologia), da professora Elaine Pimentel, coordenadora do NEPP/UFAL (como mencionado acima), além dos não menos notáveis professores da SEUNE: Hugo Leonardo, Flávio Rebelo, Delson Lyra, entre outros.
Mais uma vez terei a honra de participar ativamente deste evento. Ano passado participei de um painel sobre direitos humanos e meio ambiente ao lado dos professores Andreas Krell e Juliana Jota Dantas. Neste ano, lecionarei um minicurso na próxima quarta-feira, dia 10, pela manhã, que terá como tema "a (in)efetividade dos direitos e garantias fundamentais dos presos". O horário do minicurso começará a partir das 8h da manhã e seguirá por toda a manhã. Outro minicurso bastante interessante será ministrado pelo professor Felipe Ivo, que terá como tema "PPP's no sistema prisional". O minicurso do professor Felipe Ivo será ministrado na terça, dia 09, também pela manhã.
Para maiores informações sobre valores e vagas para inscrições, carga horária flexível oferecida para estudantes da SEUNE e outras instituições de ensino, que desde já também estão convidados, seguem abaixo as imagens do folder de divulgação do evento:


Boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário