quarta-feira, 3 de julho de 2013

Saiu a programação completa do FIG 2013. Finalmente!

Depois de muito tempo sem postar nada aqui no blog e aproveitando que, com essa chuva toda que cai aqui em Maceió hoje está bem difícil de sai de casa, retorno às postagens neste blog com a programação oficial de mais uma edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que foi divulgada mais cedo pelo governo do estado de Pernambuco, através da Fundarpe. Neste ano, o FIG será realizado entre os dias 18 e 27 deste mês. Como tenho feito sempre, postarei aqui separadamente as atrações, de acordo com cada palco e, ao final, postarei algumas informações importantes sobre o acesso à cidade e a situação das estradas para quem sair de outras cidades para Garanhuns.
Nesta primeira postagem sobre o FIG deste ano, seguem as informações sobre o palco da Esplanada Guadalajara, palco mais conhecido do Festival, onde se concentra o maior número de atrações. Neste ano, são marcantes o retorno de algumas noites dedicadas a determinados segmentos da música que antes eram prestigiados e que, nos últimos anos, acabaram ficando em segundo plano neste palco principal, tais como o rock e o forró. A noite dedicada ao rock será a da segunda, dia 22, com a banda Raimundos fechando a noite e o forró terá noite especial na quarta, dia 24, com Santanna e Maciel Melo como as últimas e principais atrações. Como sempre, está garantida a noite dedicada às atrações mais, digamos, românticas, que neste ano será no domingo, 21. No entanto, Reginaldo Rossi não fará nenhuma apresentação neste ano, sendo marcantes a volta de Adilson Ramos e, depois de muitos anos, o retorno de José Augusto.
Sempre falou-se muito sobre atrações ainda maiores que nunca haviam se apresentado na Praça Guadalajara e, sempre que este assunto vinha à tona nas rádios da cidade, falava-se no nome de Caetano Veloso. Pois neste ano Caetano estará no FIG pela primeira vez, espero que com músicas antigas e também  apresentando músicas de seu novo cd, Abraçaço. Sua apresentação será no primeiro sábado, 20.
Outros destaques ficam por conta de Daniela Mercury, que está longe de ser só mais uma cantora de axé e que deverá apresentar parte de seu imenso repertório de músicas de vários ritmos (só não sei se trará DJs, como costuma fazer no carnaval de Salvador), além de Raimundo Fagner, o famoso cantor cearense que recentemente disse estar na "geladeira" das grandes emissoras de rádio e TV por falar sobre coisas que não são muito queridas pelos detentores destes meios de comunicação. Tanto Daniela Mercury como Fagner serão as atrações principais da última sexta, 26.
Outra grande atração que retornará ao Festival de Inverno para sua terceira apresentação ao longo destes mais de 20 anos de FIG será Ney Matogrosso, que será a atração principal da primeira noite, 18. Em duas apresentações anteriores feitas sempre com grande público, mas geralmente em noites do fim de semana, veremos se desta vez, numa quinta-feira, Ney Matogrosso mais uma vez fará sua apresentação para a praça lotada.
A noite de encerramento do FIG (27 de julho) ficará por conta principalmente do samba, já que Mart'nália e Arlindo Cruz serão as principais atrações da noite.
Quanto às atrações de Garanhuns, alguns destaques serão o grupo Gaiamálgama, grupo que já se apresentou em outros palcos do FIG em edições anteriores e que, neste ano, terá o prazer de se apresentar para um público mais amplo uma forma diferente e interessante de música junto a apresentações teatrais. Outra atração imperdível será, mais uma vez, Andrea Amorim, que ano passado já mostrou algumas de suas músicas de sua nova fase bossa nova mescladas com o rock que ela sempre cantou, desde Festivais anteriores e que, neste ano, terá a companhia de Roberto Menescal, um dos responsáveis pela mudança do estilo musical e pela ascensão até internacional desta legítima garanhuense. Gaiamálgama será uma das atrações da primeira noite, 18, enquanto Andrea Amorim e Roberto Menescal serão atrações da noite da terça-feira, 23.
Outro retorno marcante ao FIG será, certamente, o do maestro João Carlos Martins. Ano passado, o maestro foi a atração que encerrou o Virtuosi na Serra, evento que também integra o FIG e que sempre é realizado na Catedral de Santo Antônio, no centro da cidade. Diante de um ambiente mais restrito, até pelo próprio espaço físico, confesso que foi complicado assistir a essa apresentação, pois cheguei quase uma hora antes do início e só consegui assistir de pé. Agora, no palco principal do FIG, certamente a apresentação do maestro, junto à Orquestra Jovem de Pernambuco, poderá ser assistido sem tantas dificuldades, apesar de que será a primeira atração da penúltima noite, 26. Então, quem quiser assistir à apresentação do maestro terá que chegar cedo à Esplanada Guadalajara.
A novidade deste ano do Palco da Praça Guadalajara será a apresentação de DJs nos intervalos entre as atrações, o que certamente movimentará um pouco mais aqueles momentos, minutos em sua maior parte, em que você fica sem ter muito o que fazer a não ser conversar ou assistir aos vídeos feitos em anos anteriores pela Fundarpe para preencher esse tempo necessário à arrumação do palco para a atração que vem em seguida.
Teci alguns breves comentários sobre algumas atrações deste ano do FIG sem o interesse de suprir todas as informações, até porque muitas dessas atrações também conhecerei quando assisti-las lá no FIG, caso possa ir. Como também não sou crítico de música, deixo informações adicionais a cargo de quem entenda mais do assunto e leia as minhas considerações, caso queira acrescentar algo por meio dos comentários a essa postagem.
Confira abaixo a programação completa da Esplanada Guadalajara, o palco principal do Festival de Inverno de Garanhuns, que contará, como sempre, com atrações bem conhecidas do grande público. Umas já são verdadeiras "figuras carimbadas" do FIG, tais como Elba Ramalho, Adilson Ramos, enquanto outras ou virão pela primeira vez, como Caetano Veloso e Daniela Mercury, ou retornarão muitos anos depois a se apresentar no Festival, como Chico César e José Augusto. As apresentações estão previstas para começar a partir das 21h e a última atração deve começar a se apresentar por volta de 1h40min da manhã. Porém, como esses horários nem sempre são seguidos à risca pela organização do FIG, resolvi colocar as atrações sem os horários rigorosamente definidos pela Fundarpe. Leia:

Atrações do Palco da Esplanada Guadalajara:

18/07 - quinta-feira
Ópera Bajado
Gaiamálgama
Caravana Rabequeiros de Pernambuco
Naná Vasconcelos (Batucafro)
Ney Matogrosso

19/07 - sexta-feira
Zé Ricardo e Paula Lima
DJ Dolores, Orquestra Santa Massa e Chico César
Karina Buhr
Dado Villa Lobos e Toni Platão
Zeca Baleiro

20/07 - sábado
Hercinho
Zé Brown e convidados
Mundo Livre S/A
Orquestra contemporânea de Olinda e Arto Lindsay
Caetano Veloso

21/07 - domingo
Banda Flash
Lourdinha Oliveira
Augusto César
Adilson Ramos
José Augusto

22/07 - segunda-feira
Dune Hill
Alkymenia
Desalma
Krisiun
Raimundos

23/07 - terça-feira
Lucas Notaro e os Corajosos
Pouca Chinfra
Andrea Amorim e Roberto Menescal
Belo Xis
A noite do samba - com Neguinho da Beija-Flor, Gera Vila Isabel e Gigante do Samba

24/07 - quarta-feira
Paulinho Groove
Adiel Luna
Os sertões
Santanna
Maciel Melo

25/07 - quinta-feira
Os Batata
Cidadão instigado
Deolinda
Banda Eddie - com participação de Isaar e Karina Buhr
Spok Frevo Orquestra e Elba Ramalho

26/07 - sexta-feira
Maestro João Carlos Martins e Orquestra Jovem de Pernambuco
Kiara Ribeiro
Thais Gulin
Fagner
Daniela Mercury

27/07 - sábado
Karla Rafaela
Rappin Hood
Africa Bambaataa
Mart'nália
Arlindo Cruz

Nas próximas postagens, seguirão informações sobre as atrações dos demais palcos do FIG 2013. Bom Festival a todos.
Boa tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário