segunda-feira, 7 de maio de 2012

Licitação define situação do transporte coletivo em Garanhuns.


Depois de ter postado aqui neste blog sobre a situação do transporte coletivo em Garanhuns (http://joseclaudemir.blogspot.com.br/2012/01/por-que-passagem-de-onibus-em-garanhuns.html), eis que hoje pela manhã a prefeitura da cidade resolveu fazer uma votação aberta ao público mediante audiência pública no prédio do antigo Fórum, na rua 13 de maio, para decidir qual seria a nova empresa a realizar o transporte coletivo na cidade. Atualmente, duas empresas possuem a concessão da prefeitura, sendo a São Cristóvão a responsável por quase todas as linhas, sobrando o restante para a empresa Padre Cícero. 
Porém, o modelo de licitação apresentado pela prefeitura à população para votação hoje mais parece um referendo do que uma votação propriamente dita, já que a decisão a ser tomada hoje teria que ser dada ou pela continuidade da São Cristóvão, empresa de maior porte, ou por uma nova, dentre as seis que se apresentaram hoje, incluindo empresas vindas de outros estados, além de Pernambuco. Já a Padre Cícero, independentemente do resultado da audiência pública, sairá intocada deste processo. 
Esta é, sem dúvida, uma verdadeira "aula" de como se fazer uma licitação e audiência pública viciadas. Mas, como dizem, a esperança é a última que morre. Então, espero que a esperança vença o meu pessimismo quanto ao resultado desta tal votação.
Boa tarde a todos.

2 comentários:

  1. E o resultado disso. Estou pesquisando e vi que foi adiado... no caso ainda não voltaram a fazer a votação? Não consigo encontrar essa informação em canto algum.

    ResponderExcluir
  2. Até agora não houve essa nova audiência, Djaysel. Pelo jeito, só no próximo ano a situação será resolvida, já que a empresa Pariri entrou também na disputa e alegou que a São Cristóvão tinha cometido irregularidades no processo licitatório. Enquanto a licitação não sai, nada impede que as empresas que lá operam continuem com a concessão mantida pela prefeitura.

    ResponderExcluir